Muitas pessoas já ouviram falar de vinho orgânico, mas uma grande maioria sempre fica na dúvida se perguntando o que realmente é o vinho orgânico. Mais do que normal, até porque hoje temos os orgânicos, os biodinâmicos e os naturais e por vai…

Continua depois da publicidade

Focando no orgânico, este tipo de vinho começa com seu diferencial pelo vinhedo que dispensa pesticidas, fungicidas ou qualquer outro agrotóxico. Mas este assunto é um pouco complexo, pois depende das regras de cada país. Existem países que não permitem colocar absolutamente nada de aditivos químicos, no entanto outros permitem por exemplo que o vinicultor utilize acidificantes e anidrido sulfuroso, conhecido como dióxido de enxofre, produto de ação antisséptica e para conservação.

Só para ter ideia de como não é tão simples assim. Existem vinhos 100% orgânicos, existem também os 95% orgânicos, onde os ingredientes são de fontes orgânicas certificadas, mas podem conter certo limite de aditivos, e os vinhos produzidos com uvas orgânicas que no caso 70% das uvas são de origem orgânica com certificado.

Para tentar esclarecer mais sobre esse assunto fui conversar com Rossela Ceni, presidente da Associação Brasileira de Sommeliers-SC (ABS), que é categórica em falar: – “Pelo menos no contexto europeu o vinho orgânico é uma tendência sem volta. A adesão a este tipo de produção é muito ampla na Europa e irá influenciar o mercado do Novo Mundo. Como limitador à escolha de um cultivo orgânico, só a questão climática, algo que vários produtores de Champagne na França com que conversei são resistentes por este motivo.” Mas ela ressalta: – “Grandes Casas de vinho francesas já são orientadas pela cultura orgânica, principalmente no Vale do Loire.”

Rossela também fala dos vinhos brasileiros:- “A Bodega Carrau produz vinhos orgânicos desde a década de 90. Temos aqui em Santa Catarina o vinho Imortali da Vinícola Santa Augusta (na cidade de Videira) e outros micro produtores que atuam de uma forma mais artesanal.”

Continua depois da publicidade

A tendência veio para ficar não há dúvidas. Mesmo que desagrade alguns, a nova geração de consumidores de vinhos, abraça de mente aberta a cultura orgânica. Então não vamos nos preocupar tanto assim e vamos experimentar o que agrada mais nosso paladar, seja ele orgânico, biodinâmico, natural. Recomendo experimente! Saúde sempre e bons vinhos.

Destaques do NSC Total