É indiscutível que, no Brasil, se produzem bons e ótimos vinhos de Norte a Sul, de Leste a Oeste. O crescimento do interesse pela elaboração de vinhos finos, aqueles feitos com uvas vitis-viníferas, no Brasil, é crescente e muito significativo. Sem dúvida, trata-se de um novo momento, onde se estudam as castas, se fazem experimentos com uvas nunca plantadas nem vinificadas nestas terras tupiniquins, e se identificam microclimas e reconhecem os diversos terroirs brasileiros.

Continua depois da publicidade

(Foto: Divulgação)

Esta enorme diversidade, tão comum nos países que tradicionalmente produzem vinhos e que agora está chegando por aqui, num crescente interesse pelos produtores que já estão no mercado de vinhos, está estimulando a abertura de novas vinícolas e fronteiras de produção. Estas mudanças chegam para os pioneiros do Rio Grande do Sul até os mais recentes situados no Brasil Central e Nordeste. Com um país tão vasto e diverso como o nosso, os vinhos de cada uma dessas regiões são a expressão do lugar onde nascem, com sua identidade e DNA revelados na taça.

Receba conteúdos do Nosso Vinho no WhatsApp

No estado de Santa Catarina, a experiência é bem recente, iniciada em 1982 com o plantio das primeiras videiras, e a primeira produção em 1986. A partir do ano 2000, a vitivinicultura da Serra Catarinense chega ao município de São Joaquim, que faz fronteira com a região gaúcha de Campos de Cima da Serra, transformando esta cidade na “capital” dos vinhos finos de altitude de SC.  Com terroir perfeito e talento para produzir excelentes vinhos, esta região em poucos anos revelou-se a meca brasileira dos vinhos de excelente e indiscutível qualidade. A beleza natural da região, sua gastronomia típica, somados à hospitalidade das pessoas, são atrativos que, a cada ano, atraem mais e mais visitantes, que se encantam com a excelência dos serviços e a qualidade dos seus vinhos.

Continua depois da publicidade

(Foto: Néa Sommelière)

A cada ano surgem novas vinícolas; outras aperfeiçoam seus receptivos e hospedagem, oferecendo uma experiência ainda mais completa para os visitantes, que aumentam a cada temporada. Assim, Santa Catarina vai se consolidando como destino eno-gastronômico de qualidade, recebendo turistas do próprio estado, de todo o Brasil e também estrangeiros, que já planejam retornar.

Infelizmente, ainda existem pessoas que torcem o nariz para o vinho nacional. A grande maioria, muitas vezes, nem conhece, mas emite opinião a respeito.

Eu sou fã dos vinhos catarinenses e afirmo sua qualidade. Tanto que, no “Happy Wine – Vinhos no Lounge”, evento que realizo todos os meses, o protagonista é sempre uma vinícola nacional. É maravilhoso ver como as pessoas se surpreendem com a qualidade dos nossos vinhos. As que ainda tinham resistência reconhecem que estavam equivocadas, baseadas em pré-conceitos e não em análises técnicas de qualidade, mas em crenças.

Serviço

  • Néa Sommelière
  • @neasommeliere
  • O que: Happy Wine – Vinhos no Lounge
  • Quando: 26 de setembro
  • Horário: 19h00
  • Onde: LK Design Hotel
  • Vinícola: Abreu Garcia

Continua depois da publicidade

Leia mais conteúdos do Nosso Vinho

Destaques do NSC Total