O belo casarão da esquina da Rua 7 de Setembro com a Alameda Rio Branco já está em fase de transição. Erguido em 1923 para abrigar a maternidade Johannastift, a edificação deixa de ser a Casa do Comércio para dar lugar à Alameda Haus, escola de artes e idiomas ligada à Escola Barão do Rio Branco. Os trabalhos de adaptação dos espaços devem ser concluídos até o dia 27 de janeiro, data escolhida para inauguração.

Continua depois da publicidade

Alameda haus
(Foto: Divulgação)

O espaço vai oferecer mais de 20 cursos, para alunos da Barão e para toda a comunidade. São aulas de inglês, alemão, teatro, dança, artes visuais e música. Também haverá uma galeria para exposições que serão abertas à visitação. O restaurante escola Senac Blumengarten continuará funcionando no andar térreo.

Histórico

O prédio pertence à Sociedade Evangélica de Senhoras de Blumenau. Depois de maternidade ele foi usado pelo Hotel Alameda na década de 1950 e abrigou o restaurante Cavalinho Branco entre as décadas de 1960 e 1980.

Depois das enchentes de 1983 e 1984 ele ficou fechado. A restauração ocorreu entre 1998 e 2006, quando passou a ser ocupado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas. Com o fim do contrato de locação, as entidades mudaram de endereço neste ano e dão lugar á escola que passará a funcionar em 2020.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total