nsc
    nsc

    Patrimônio histórico

    Ponte de Ferro será escaneada a laser para verificar condições da estrutura metálica

    Compartilhe

    Por Pancho
    13/09/2019 - 16h15
    ponte-de-ferro-blumenau-centro
    Foto: Patrick Rodrigues

    Enferma e abatida pela falta de manutenção que dura anos, a Ponte Aldo Pereira de Andrade, mais conhecida como Ponte de Ferro, no Centro de Blumenau, vai passar por um exame importante neste fim de semana. Com ajuda da tecnologia e de raios laser a estrutura metálica será totalmente escaneada.

    Aos 88 anos de idade — ela foi inaugurada em 1931 — a ponte vai ganhar uma maquete digital em três dimensões com o objetivo de fazer um levantamento completo da situação da estrutura.

    Além do escaneamento, todas as peças e ângulos do ponto turístico serão fotografados com ajuda de um drone. As imagens serão depois unidas ao escaneamento o que vai gerar uma reprodução digital em 3D muito próxima da real.

    Manutenção cara

    De acordo com o diretor geral da Secretaria de Obras, Michael Maiochi, o serviço será útil para avaliar a condição da ponte e orçar com relativa precisão o restauro dela. A estimativa hoje é que sejam necessários cerca de R$ 5 milhões para deixá-la como nova.

    Maiochi diz que a prefeitura busca recursos para restaurar a Ponte de Ferro. Até mesmo junto à iniciativa privada que poderia entrar como parceira na empreitada. O escaneamento será prestado de forma voluntária pela empresa WRodacki, a mesma que recentemente escaneou o Teatro Carlos Gomes.

    Trânsito alterado

    Para o serviço será preciso interditar o trânsito pela Ponte de Ferro no domingo, dia 15 de setembro. Das 9h às 13h30min os motoristas que quiserem cruzar do bairro Victor Konder para o bairro Ponta Aguda terão que encontrar rotas alternativas. Se chover, o serviço deve ser reagendado.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas