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Infraestrutura

Reunião sobre BR-470 com ministro, senadores e deputados é chance rara de cobrança

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Por Pancho
16/06/2019 - 17h54 - Atualizada em: 16/06/2019 - 17h54
Trecho a ser liberado fica entre os quilômetros 22 e 30 da BR-470
Trecho a ser liberado fica entre os quilômetros 22 e 30 da BR-470. Foto: Patrick Rodrigues

Enfim chegou o dia de alguém de Brasília e deste novo governo federal conhecer de perto os problemas que há anos enfrentamos na duplicação da BR-470. Falta encaminhar a desapropriação de mais de mil terrenos, em especial no lote 4, entre Blumenau e Indaial, trecho em que praticamente não se vê obra alguma. Falta agilidade no repasse do reajuste dos insumos, caso clássico do asfalto, cujo preço galopante impediu o avanço desejado da obra ao longo do ano passado e deste ano. Falta colocar a BR-470 como prioridade.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, libera nesta segunda-feira, às 9h, em Ilhota, o primeiro trecho de quase oito quilômetros de rodovia duplicada. Depois segue para Itajaí, onde pela manhã participa de uma reunião com a Frente Parlamentar Catarinense, que reúne deputados federais e senadores do estado.

Espera-se que a reunião seja um divisor de águas na atenção e no ritmo que o governo federal dá à duplicação da BR-470. Espera-se, também, que o auditório da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí-Açu, em Itajaí, fique pequeno para tanta gente que deveria se deslocar até lá para prestigiar e pressionar por mais recursos e mais velocidade na execução da obra.

Não se sabe quando teremos novamente na mesma sala, bem perto de nós, os responsáveis diretos pela obra, os parlamentares federais de Santa Catarina e a comunidade organizada, representada pelas lideranças comunitárias e empresariais, que tanto sofre com a violência no trânsito da mais importante rodovia do Vale do Itajaí e com o encolhimento econômico que a região testemunha graças à debandada de investimentos que buscam melhores condições de logística. É um momento singular que merece ser bem aproveitado, sob pena de não vermos essa obra concluída tão cedo e sacrificarmos ainda mais vidas e desenvolvimento.

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