Imagens obtidas em primeira mão pela coluna revelam como ficará o Shopping H, em Blumenau, depois que a revitalização do tradicional centro de compras for concluída. O grande destaque do projeto será a implantação de uma espécie de boulevard voltado à Rua Curt Hering, focado em operações de gastronomia como bares e restaurantes. Parte do estacionamento vai dar lugar a uma área de convivência ao ar livre, integrando o empreendimento à via, sem cercas e grades.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Neste espaço será construído um novo prédio com 1,8 mil metros de área bruta locável (ABL), com um terraço conectado à atual praça de alimentação do shopping. A estrutura existente já passa por uma ampla reforma desde o início do ano. Como a coluna também antecipou, o centro de compras passará dos atuais 7,7 mil metros quadrados para 11,4 mil metros quadrados de área construída.

A nova fase do “H” é liderada pelo Rohden Portas, empresa de Salete que em 2021 comprou os quatro andares – três deles com lojas – do Edifício Hering que formam o shopping. A empresa, que administra três fábricas – as outras duas ficam em Taió e Pouso Redondo –, tem 1,6 mil funcionários e acumulou receita bruta de R$ 640 milhões em 2022.

A portfólio inclui ainda produção de vidro e reflorestamento. O “novo braço” varejista é resultado de uma oportunidade de mercado, diz o diretor Jorge Rohden, que surgiu em um momento em que a família já vislumbrava a diversificação dos negócios.

Continua depois da publicidade

Novo prédio a ser construído terá espaços para operações focadas em gastronomia (Foto: Mannz Arquitetos Associados, Divulgação)

Investimento

O empresário estima que a reforma do “H” – a marca deve ser preservada – vai exigir um investimento de pelo menos R$ 25 milhões, valor que não considera o preço pago na compra. Além da nova área voltada à Curt Hering, a estrutura interna que já existe será refeita. Isso inclui troca de piso, teto, elevadores, em uma repaginada geral.

O projeto também prevê uma nova e moderna fachada para a Rua XV de Novembro. Com todas as licenças e alvarás na mão, os novos donos começaram as obras em janeiro e estimam ter tudo pronto em até um ano e meio, mas com a ideia de antecipar esse prazo se for possível.

Fachada da Rua XV de Novembro também será revitalizada (Foto: Mannz Arquitetos Associados, Divulgação)

Opinião

Deve ser celebrada a revitalização deste histórico imóvel de Blumenau que já abrigou as antigas Lojas Hering, uma das maiores lojas de departamentos do Brasil na época. Há um detalhe interessante no contexto desse projeto da Rohden. A ideia do boulevard está associada à proposta gastronômica da Curt Hering, cuja revitalização foi feita pela prefeitura.

Neste caso, o poder público acabou agindo também como um incentivador da iniciativa privada. Dobradinhas assim são mais do que bem-vindas para dar novos ares não apenas ao Centro, mas também outras regiões da cidade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Marca “Blumenau Esporte Clube” é arrematada em leilão após disputa intensa de lances

Condomínio industrial e logístico de SC será ampliado

Intelbras lança carregadores para carros elétricos de olho em “avenida de crescimento”

Reunidas arruma a casa, paga dívidas e se prepara para sair da recuperação judicial

Destaques do NSC Total