O governador Jorginho Mello (PL) virá a Blumenau em pelo menos duas oportunidades em agosto. Na próxima sexta-feira (4), ele será recebido por prefeitos do Vale Europeu na sede da Amve. No encontro, ouvirá das lideranças locais apelos para a retomada de obras conveniadas com o Estado que pararam neste ano por falta de recursos – só em Blumenau são 12 casos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No fim do mês, Jorginho retornará à cidade, agora para participar da aula magna da edição deste ano do programa Entra21. O governador confirmou que estará no evento, que acontecerá no Teatro Carlos Gomes, em uma mensagem que já circula pelas redes sociais. No vídeo, Jorginho associa a iniciativa que surgiu em Blumenau – e depois foi levada a outras cidades – ao fomento do ensino técnico profissionalizante, bandeira de campanha.
A presença em dose dupla contrasta com o distanciamento que Jorginho manteve de Blumenau nos primeiros sete meses de governo. Neste período, o governador só deu as caras na cidade uma única vez – no fatídico 5 de abril, logo após a tragédia na creche Cantinho Bom Pastor.
Nos bastidores, a ausência chegou a ser interpretada como um “gelo” de Jorginho a lideranças da região, motivado por questões políticas. Sob o comando de Mário Hildebrandt (Podemos), muitos prefeitos locais pediram votos a Carlos Moisés (Republicanos) no primeiro turno das eleições estaduais do ano passado – o apoio só se consolidou no segundo turno, na disputa contra Décio Lima (PT). Além disso, o PL, partido do governador, já flertou com João Paulo Kleinübing, de olho na corrida para a prefeitura de Blumenau em 2024.
Continua depois da publicidade
O encontro desta sexta servirá para medir a temperatura política. Além de ouvir demandas dos prefeitos, Jorginho tem aproveitado esses encontros regionais nas associações de municípios para anunciar investimentos. A quantidade de tinta que trouxer na caneta deve ser um indicativo de como o governador está olhando para Blumenau neste momento.
Leia também
Intelbras prepara novo centro de distribuição em SC
Projeção de arrecadação recorde de imposto é sinal da mudança na economia de Blumenau
Operadora quer cobrir Blumenau com internet 5G a partir de 2024
Por que uma loja de bicicletas do Mato Grosso do Sul decidiu abrir em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp