Junior Ventura nasceu no Brasil, mas o sotaque característico denuncia que ele passou a maior parte da vida em Portugal, para onde foi quando era adolescente. Com 20 anos de carreira – começou a trabalhar no ramo ainda garoto “de graça, para aprender” –, o hoje chef de 35 anos acumula experiências profissionais também na Itália e na Inglaterra. Mas é de terras lusitanas que vem a inspiração para a Portus, primeira padaria artesanal de Blumenau, que será inaugurada nesta segunda-feira à tarde na Rua Almirante Barroso.

Continua depois da publicidade

​​​​​​​Curta Pedro Machado no Facebook​​​​​​​​​​

Leia mais publicações de Pedro Machado​​​​​​

Padeiro de mão cheia, Junior traz ao Vale o que chama, “sem querer ofender ninguém”, de “pão de verdade”. Serão pelo menos 30 tipos de pães com fermentação natural, que dispensam misturas prontas e aditivos químicos no preparo. O resultado é um produto mais exclusivo, mais bonito e também mais saudável. O pãozinho francês, tão ao gosto do brasileiro, claro, também não faltará – este será o único feito de maneira semi-artesanal.

A aposta do chef luso-brasileiro é numa experiência de consumo diferenciada, modelo de negócio que ganha cada vez mais força no ramo da gastronomia. Com traços rústicos, a decoração do ambiente faz lembrar uma padaria europeia, com diversos tipos de pães expostos em grandes cestas.

Continua depois da publicidade

Há, no local, uma parede feita com tijolos de uma antiga construção centenária. Parte do piso tem azulejos portugueses. Para completar a proposta, uma alternativa sustentável de delivery, por ora restrita à linha de produtos secos. O pedido é entregue de bicicleta na porta de casa.

Viagem pela Europa

Além dos pães, a Portus terá uma ampla linha de doces. Não só portugueses – como o tradicionalíssimo pastel de nata –, mas também originários de outras localidades da Europa, como Espanha, Inglaterra, França, Alemanha e Itália. Haverá espaço, também, para produtos típicos locais – impossível, afinal, deixar de lado a cuca –, biscoitos artesanais e uma linha de salgados.