Capital brasileira da cerveja, Blumenau será palco do lançamento de uma frente parlamentar em defesa dos produtores da bebida no Congresso Nacional. A cerimônia está marcada para 12 de março, mesmo dia da abertura do Festival Brasileiro da Cerveja, que acontecerá na Vila Germânica.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Com assinatura de 199 parlamentares, a frente parlamentar mista – reunindo deputados e senadores – será presidida pelo deputado federal Covatti Filho (PP-RS). A iniciativa formaliza um novo espaço de diálogo e articulação da cadeia produtiva da cerveja no Congresso Nacional.

Os objetivos incluem o fomento à produção e o fortalecimento da competitividade do setor. Campeã de reclamações de 10 em cada 10 cervejeiros, a tributação imposta à cadeia também deve estar na mira da nova frente parlamentar.

O Brasil é hoje o terceiro maior produtor mundial de cerveja, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Dados do anuário do segmento, produzido pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, mostram que, em 2024, o país tinha 1.847 cervejarias operando em 771 cidades, com produção de mais de 15 bilhões de litros. O setor responde por 2% da economia nacional, com 2,5 milhões de empregos gerados e R$ 50 bilhões em impostos recolhidos por ano.

Continua depois da publicidade

Leia também

Projeto antigo, construção de resort em ilha paradisíaca de SC avança para sair do papel

Schulz vira sócia de parque de energia solar

FOTOS: Resort de luxo inspirado na Amazônia começa a ganhar forma em SC

Abordagem a moradores de rua faz prefeito de Blumenau furar a bolha e viralizar nas redes