A construção de um resort na Ilha de Porto Belo, discutida pelo menos desde 2008, quando ocorreu a primeira audiência pública sobre o assunto, deu um importante passo neste início de 2025. O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) concedeu em janeiro a licença de instalação (LAI) do empreendimento. O documento, que tem 72 meses de validade, atesta a viabilidade da implantação em relação a aspectos ambientais. Na prática, é um sinal verde para que a obra enfim comece a sair do papel – embora outros estudos ainda devam ser exigidos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O projeto é encabeçado pela família Stodieck, proprietária da ilha. O documento emitido pelo IMA, ao qual a coluna teve acesso, traz detalhes da proposta do empreendimento. A ideia é construir 10 blocos de hotéis com um total de 240 apartamentos. Outras cinco edificações seriam destinadas a áreas comuns de apoio e lazer, incluindo recepção, spa, restaurante, deck, piscina, quadras de esportes e um centro de eventos.
Veja imagens do projeto inicial
O empreendimento terá cerca de 18 mil metros quadrados de área construída na ponta norte da ilha. Ele não será visível para quem está na praia e deve ocupar somente 2,5% do território, que tem 358,2 mil metros quadrados – o restante será mantido como uma espécie de reserva ecológica. Além disso, também estão previstas a implantação de dois novos píeres– um deles será de acesso exclusivo para o resort – e uma base de apoio e recepção de hóspedes no continente.
Continua depois da publicidade
— Vai ficar um dos melhores empreendimentos do estado de Santa Catarina no quesito de hotelaria, sustentabilidade e educação ambiental para as futuras gerações. Será um laboratório vivo que vai perpetuar a preservação — disse à coluna Alexandre Stodieck, atual administrador da ilha.
O empresário Luís Napoleão, da Invescon, empresa de Curitiba (PR) especializada em gestão e desenvolvimento de empreendimentos imobiliários, será sócio do resort. O valor total do investimento ainda está sendo calculado, segundo Stodieck. Também não se sabe ainda quando as obras começarão. Mas, assim que o pontapé inicial for dado, o prazo estimado para que tudo esteja concluído é de 30 meses.
— Estamos agora trabalhando para dar sequência. Foram anos de trabalho para chegar no ponto da LAI. Ficou uma solução, para a ilha, muito boa — avalia ele.
Na largada, será preciso suprimir parte da vegetação nativa e preparar a terraplanagem da área onde o empreendimento será erguido. Depois de pronto, o novo resort deve gerar cerca de 150 empregos diretos na alta temporada, segundo informações que constam na licença.
Continua depois da publicidade
A Ilha de Porto Belo é um dos principais cartões postais da região conhecida como Costa Esmeralda. Com restaurantes, trilha ecológica e oferta de esportes náuticos, o espaço recebe milhares de turistas todos os anos. Segundo Stodieck, a ilha permanecerá aberta e nada mudará para o público que frequenta o local.
Veja fotos da Ilha de Porto Belo
Leia também
Schulz vira sócia de parque de energia solar
FOTOS: Resort de luxo inspirado na Amazônia começa a ganhar forma em SC
Abordagem a moradores de rua faz prefeito de Blumenau furar a bolha e viralizar nas redes
Luciano Hang, o dono da Havan, passa por procedimento no coração