A prefeitura de Blumenau está prestes a contratar mais um empréstimo milionário para a execução de obras. Desta vez, o financiamento será feito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), por meio de uma linha de crédito especial da instituição financeira voltada a municípios.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A operação poderá chegar a R$ 50 milhões. Este valor será usado para a elaboração de estudos e projetos, obras de infraestrutura, mobilidade urbana, qualificação viária, encostas e prevenção a desastres, além de melhorias em unidades de saúde e educação do município, de acordo com um projeto de lei aprovado na última semana pela Câmara de Vereadores.

A lista de obras a serem contempladas ainda está sendo definida, segundo o secretário de Gestão Governamental, Michael Maiochi. Ele projeta que o financiamento seja operacionalizado logo, para que ao menos uma parte do recurso pingue no caixa da prefeitura ainda em 2023.

O empréstimo terá uma taxa de juros de 5% ao ano, mais outra taxa, com prazo de carência até 15 de agosto de 2027. A prefeitura vai dar como garantia cotas de receitas vindas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS.

Continua depois da publicidade

Leia também

Vai ter desfile? Oktoberfest Blumenau tem “plano B” se chuva continuar

Construção de novo atacarejo será tema de audiência pública em Joinville

O “Dia D” que pode encaminhar a construção de um novo hospital em Blumenau

Unifique fecha parceria com opção de compra de empresa gaúcha de investimentos

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total