Três cidades de Santa Catarina estão entre as 23 em todo o Brasil que têm pelo menos 10 cervejarias registradas. Uma delas é uma novidade na lista, segundo o Anuário da Cerveja 2025, divulgado nesta semana pelo Ministério da Agricultura e Pecuária a partir de dados do ano passado. Além de Blumenau e Joinville, Florianópolis também apareceu no ranking.

Continua depois da publicidade

Do trio, Blumenau, capital brasileira da bebida, é a mais bem posicionada. A cidade tem 18 cervejarias, o que a coloca na 12ª colocação nacional – o ranking (veja abaixo) é liderado por São Paulo (66). Joinville surge no 17º lugar (12), imediatamente seguida por Florianópolis, na 18ª posição (11).

No geral, Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais registrou a criação de novas cervejarias em 2024, conforme dados do anuário. O saldo ficou em 25 novos empreendimentos, um crescimento de 11,1%. Já são 250 fábricas da bebida em solo catarinense.

As cidades brasileiras com mais cervejarias

O Estado também teve a terceira maior variação do estoque de empregos no setor entre todas as unidades da federação, com alta de 9,31%, atrás somente de Roraima (18,1%) e Acre (11,1%). Em 2024, o segmento somava 1.703 vagas de trabalho na economia catarinense.

O anuário também revelou que existem cerca de 5,5 mil cervejas produzidas em Santa Catarina registradas junto ao Mapa. Catorze cidades brasileiras têm mais de 500 registros. O destaque negativo é que Blumenau, que estava na lista no anuário anterior, saiu da relação desta vez.

Continua depois da publicidade

No panorama geral, o Brasil fechou 2024 com 1.949 cervejarias. Apesar de uma alta de 5,5% frente ao ano anterior, o crescimento do setor vem desacelerando. A variação foi a menor em 20 anos.

Leia também

Dona Hilda, tradicional confeitaria de Blumenau, suspende atendimento nas mesas

Demolição de hotel em Balneário Camboriú abre espaço para residencial de luxo “pé na areia”

Novas imagens revelam expansão gigante de condomínio logístico de SC

Coreto e bar de dois andares: pavilhão da Oktoberfest Blumenau terá novidades em 2025