nsc
nsc

Indústria automotiva

Como a suspensão da produção da Volkswagen no Brasil impacta a indústria de SC

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
20/03/2021 - 12h43 - Atualizada em: 20/03/2021 - 12h47
Fábrica da Volkswagen
Montadora anunciou suspensão da produção nas fábricas no Brasil por 12 dias (Foto: Volkswagen, Divulgação)

A decisão da Volkswagen de suspender temporariamente a produção no Brasil, anunciada nesta sexta-feira (19), respinga em parte da indústria de Santa Catarina. Empresas do ramo metalúrgico instaladas no Estado fornecem peças para a montadora, lembra Hugo Ferreira, presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Automotiva da Federação das Indústrias (Fiesc).

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

É difícil, segundo Ferreira, mensurar o impacto financeiro da decisão da montadora, mas ele deve ser mínimo. Isso porque a paralisação prevista é curta, de 12 dias. Ainda assim, fornecedores precisarão ficar atentos e alinhar a produção, diz o dirigente:

— É um ajuste que precisará ser feito nas previsões (dos fornecedores), porque esses dias representam metade de um mês de um cliente importante — pondera Ferreira.

Entre os produtos comprados pela Volkswagen da cadeia de autopeças de Santa Catarina estão componentes de motor e peças fundidas para usinagem, diz o dirigente. A lista de fornecedores inclui empresas como a Zen, de Brusque, e a Metalúrgica Riosulense, de Rio do Sul.

Segundo a Volkswagen, a suspensão se deve ao agravamento da pandemia e ao aumento da taxa de ocupação dos leitos de UTI nos estados brasileiros. As atividades de produção nas fábricas de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) ficarão paralisadas a partir da próxima quarta-feira (24) até o dia 4 de abril.

Nas fábricas, acrescentou a montadora, só atividades essenciais serão mantidas. Os empregados da área administrativa atuarão de forma remota. A medida, segundo a Volkswagen, foi tomada para preservar a saúde de funcionários e familiares e em conjunto com os sindicatos locais.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas