nsc
nsc

Turismo e lazer

FOTOS: veja em detalhes o projeto de revitalização do Museu da Cerveja de Blumenau

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
24/10/2020 - 05h00
Museu da Cerveja
Nos fundos do imóvel, ideia é criar área de lazer, com pontos comerciais e chafariz (Foto: Divulgação)

Se a única proposta para a concessão do Museu da Cerveja de Blumenau for homologada e aprovada pela prefeitura, o espaço não se limitará à exposição de um acervo sobre a história da bebida. O projeto apresentado pelos empresários Valmir Zanetti e Ulysses Kreutzfeld prevê transformar aquela área do Biergarten, no Centro Histórico da cidade, em um novo destino de lazer, com pontos comerciais, lojas de souvenir e até um chafariz que se somarão à experiência de um museu. Potencial existe porque a região, por si só, já costuma ser ponto de parada de ônibus de turismo.

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Na área interna do museu o objetivo é criar oito ambientes diferentes. Pela proposta sugerida, eles abordarão a história da cerveja em Blumenau (incluindo acontecimentos como Oktoberfest e Festival da Cerveja) e no mundo, passando por detalhes das etapas do processo de produção da bebida (ingredientes, brassagem, fermentação e envase), famílias, estilos e escolas cervejeiras. 

Também terão espaço aspectos relacionados à cerveja como negócio, com números de produção e a evolução do serviço no Brasil e em outros países. Destaque especial, claro, será dado ao fato de Blumenau ser a Capital Brasileira da Cerveja, com ênfase às marcas locais e menções ao Vale da Cerveja. 

Museu da Cerveja
Projeto prevê revitalização do prédio e criação de área externa, com vista para o Rio Itajaí-Açu
(Foto: )

Parte do conteúdo poderá ser explorada por meio de recursos audiovisuais, cenografia e até mesmo experiências sensoriais. Na área que destacará o processo produtivo, por exemplo, uma das ideias é que o visitante sinta o aroma dos ingredientes, tenha contato físico com eles e participe de degustações. QR Codes que vão redirecionar a uma página com mais detalhes sobre o tema abordado também estão previstos na proposta.

— A ideia é fugir do convencional, de um museu só com equipamento antigo — diz Zanetti, que defende a criação de novos cartões-postais em Blumenau.

Área com vista para o rio

A atual edificação será revitalizada e ampliada, com a construção de uma bilheteria – a cobrança de ingresso para acesso ao museu é uma das novidades previstas no edital – e novos banheiros. É na área externa, porém, que a mudança ficará mais visível para quem frequentar o local.

Nos fundos do imóvel haverá um espaço ao ar livre (sem cobrança de ingresso, restrito ao interior do museu), com vista para o Rio Itajaí Açu e à Prainha. O projeto prevê mesas, um chafariz, pontos comerciais e lojas de souvenir. Um dos destaques será a construção de um monumento que fará referência a uma capela e a relação da igreja com a cerveja – os monastérios são conhecidos pelo pioneirismo na produção da bebida. Uma estátua de um monge também está prevista.

Além da criação de uma nova área de lazer, a proposta também terá cunho educacional. O objetivo, segundo o plano apresentado, é estimular os jovens para a importância do turismo e o patrimônio cervejeiro por meio de visitas agendadas, material didático e ações de educação patrimonial.

Confira mais fotos do projeto:

Museu da Cerveja
Projeto prevê revitalização da atual edificação
(Foto: )
Museu da Cerveja
Pontos comerciais e lojas de souvenir também estão previstos
(Foto: )
Museu da Cerveja
Na área interna, ideia é oferecer experiências sensoriais aos visitantes
(Foto: )
Museu da Cerveja
Nos fundos do imóvel, ideia é erguer uma capela e um monumento em alusão aos monges cervejeiros
(Foto: )
Museu da Cerveja
Vista externa do projeto
(Foto: )
Museu da Cerveja
Proposta também apresenta uma nova identidade visual para o museu
(Foto: )

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas