Começa a avançar o projeto de reconstrução do prédio em pleno coração da Rua XV de Novembro em Blumenau que foi totalmente destruído por um incêndio de grandes proporções em janeiro. Uma proposta de recuperação das salas comerciais consumidas pelo fogo foi apresentada e aprovada na última semana pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural Edificado (Cope).
Continua depois da publicidade
O colegiado avaliou o projeto pelo fato de o imóvel estar próximo a edificações consideradas históricas – qualquer intervenção, portanto, precisa desse tipo de aval. Na apresentação disponibilizada aos conselheiros, surgiram as primeiras imagens de como ficará o espaço após a revitalização.
Veja mais fotos do projeto de reconstrução
Apesar da estrutura ser toda nova, a proposta, em linhas gerais, deve seguir a mesma disposição do que já existia, respeitando o projeto arquitetônico da Catedral São Paulo Apóstolo. Uma das novidades, no entanto, é que deve haver uma espécie de amplo terraço de livre circulação e anexado à Igreja.
A aprovação no Cope representa uma primeira etapa vencida para a reconstrução sair do papel, mas ainda é necessário aprovar o projeto em outras instâncias da prefeitura. O padre Marcelo Martendal disse à coluna que terá uma reunião com a construtora responsável nos próximos dias, para alinhar as etapas seguintes do projeto.
Já está definido que o pavimento térreo manterá salas comerciais, enquanto o segundo piso deve ser usado pela paróquia. A reconstrução deve ser bancada, na maior parte, com recursos do seguro do imóvel. O orçamento ainda não está totalmente fechado, mas há uma estimativa inicial de que tudo custe em torno de R$ 5 milhões.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do incêndio que destruiu o prédio
Leia também
Empresa italiana ganha licença ambiental para ampliar estaleiro em SC
Bilionário do agro tem interesse em aeroporto privado em SC
Fundo vende participação em dona da Uniasselvi por R$ 114 milhões
 
				 
                                     
                            
                            











































