A Diocese de Blumenau suspendeu a realização de missas, novenas e outras celebrações na cidade. A decisão atende a orientações da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de autoridades públicas diante da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus. As determinações constam em decreto assinado pelo bispo Dom Rafael Biernaski nesta terça-feira (17).
Continua depois da publicidade
Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
Também há recomendação para que primeiras eucaristias, crismas e batizados sejam adiados — neste último caso, exceto em casos de emergência. Para casamentos já agendados, o pároco deve alinhar com noivos e familiares a possibilidade de mantê-los ou adiá-los. Os mutirões de confissões, os encontros de catequese e as Vias-Sacra também serão suspensos. As medidas valem por tempo indeterminado.
A orientação geral é para que famílias rezem em casa. Atividades pastorais, como grupos de reflexão e oração, procissões e retiros, também não devem ocorrer. Visitas a doentes e pessoas idosas terão casos avaliados individualmente pelos padres. As secretarias paroquiais devem funcionar em horário reduzido.
As igrejas permanecerão abertas para orações individuais, mas a recomendação é evitar orações em grupo e possíveis aglomerações.
Continua depois da publicidade
Leia também
Coronavírus: sintomas, tratamento e como prevenir
Coronavírus em Blumenau: como ficam educação, serviços e eventos na cidade
Coronavírus em SC: acompanhe a evolução da doença no Estado