nsc
    santa

    Saúde

    Coronavírus em Blumenau: como ficam educação, serviços e eventos na cidade

    Confira como as preocupações com o avanço do Covid-19 impactam no dia a dia do blumenauense

    17/03/2020 - 10h14 - Atualizada em: 22/03/2020 - 09h48

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Bianca
    Por Bianca Bertoli
    Por Pancho
    Pedro
    Por Pedro Machado
    Rua XV de Novembro
    Rua XV de Novembro, em Blumenau
    (Foto: )

    Para combater a propagação do vírus, poder público, empresas, associações e entidades estão restringindo a realização de eventos e recomendando que pessoas que integram grupos de risco (idosos e com doenças crônicas e respiratórias, principalmente) fiquem em casa.

    ​​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    Confira a seguir quais ações já foram tomadas até o momento. Esta matéria será atualizada sempre que houver novidades sobre o cenário.

    Academias

    Decreto do governo do Estado determinou o fechamento de academias por sete dias a partir desta quarta-feira (18). As empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida.

    Aplicativos de transporte (Uber e afins)

    Continuam operando normalmente. Orientação é para que motoristas redobrem cuidados com a higiene e não circulem com o carro cheio. Em caso de um único passageiro, recomendação é viajar no banco de trás.

    Área Azul

    Cobrança e fiscalização suspensas a partir de quinta-feira (19). O Seterb informou que dará 15 dias extras, após a normalização da situação, para motoristas com cartões com prazo de vencimento no período de interrupção se regularizarem.

    Assistência social

    - Idosos e demais pessoas cadastradas em programas sociais de Blumenau receberão cestas básicas e medicamentos em casa, levados por assistentes sociais. A medida quer evitar que esse público, que integra o grupo de risco do coronavírus, saia de casa.

    - Os cerca de 6,8 mil idosos de Blumenau que são atendidos pelos programas da Secretaria Municipal da Família (Pró-Família) passaram a receber orientações por telefone ou aplicativo.

    Bancos

    Bancos e cooperativas vão suspender o atendimento presencial por uma semana a partir de quinta-feira (19).

    Bares e restaurantes

    - Decreto do governo do Estado determinou o fechamento de restaurantes por sete dias a partir desta quarta-feira (18). As empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida.

    - Veja lista de restaurantes de Blumenau com entrega para almoço e jantar.

    Câmara de Vereadores

    A Câmara Municipal de Blumenau suspendeu por tempo indeterminado todas as atividades administrativas e sessões ordinárias e solenes, além de audiências públicas. Votações de projetos de lei de urgência, se necessário, poderão ser feitas de maneira remota.

    Cirurgias eletivas

    O governo do Estado adiou, por meio de ofício circular, todos os procedimentos cirúrgicos eletivos a partir de 20 de março. Outros procedimentos, consultas e exames eletivos também estão adiados e, de acordo com o Estado, a decisão será revista conforme a necessidade.

    Coleta de lixo

    Serviço funciona normalmente, com exceção de dias de chuva. Horários podem sofrer pequenas alterações.

    Comércio de rua

    - Decreto do governo do Estado determinou a suspensão das atividades do comércio em geral por sete dias a partir desta quarta-feira (18). As empresas terão um tempo de notificação e organização a partir da medida. As exceções são para mercados, farmácias e postos de combustível.

    Corredores de ônibus

    Liberados ao tráfego de veículos a partir de quinta-feira (19), com exceção do da Rua 2 de Setembro, que é contrafluxo.

    Educação

    - O governo de Santa Catarina suspendeu as aulas de todas as redes de ensino (estadual, municipal e privado) durante 30 dias, a partir de quinta-feira (19), por causa da epidemia do novo coronavírus.

    - A prefeitura de Blumenau seguiu decreto do governo do Estado e suspendeu por 30 dias, a partir de quinta-feira (19), as aulas em escolas e centros de educação infantil (CEIs) da rede municipal de ensino.

    - A Fundação Fritz Müller suspendeu provisoriamente suas atividades. Todos os cursos de curta duração, palestras e eventos não serão realizados neste momento. A programação será reagendada.

    Ensino superior

    - No campus da UFSC em Blumenau, as aulas estão suspensas desde segunda-feira (16). Os concursos públicos e processos seletivos estão mantidos de acordo com o cronograma divulgado previamente.

    - No Instituto Federal Catarinense (IFC) em Blumenau as aulas presenciais em todos os cursos foram suspensas por tempo indeterminado. As atividades administrativas estão mantidas, mas serão feitas, preferencialmente, de forma remota a partir de quarta-feira (18).

    - O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) decidiu na noite deste domingo (15) pela suspensão das aulas em todos os seus 22 campi. A medida é válida por até 15 dias.

    - A Furb suspendeu as aulas presenciais de terça (17) a sábado (21) desta semana. A medida atinge as aulas de ensino médio, graduação e pós-graduação. As atividades administrativas estão mantidas.

    - A Unisociesc suspendeu as atividades acadêmicas presenciais em todas as suas unidades (incluindo Blumenau) entre esta terça-feira (17) e o dia 29. O prazo ainda pode ser ampliado. As atividades acadêmicas terão continuidade por meio de recursos digitais.

    - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) suspendeu até o dia 23 as aulas dos cursos presenciais das unidades do Sesi e do Senai em todo o Estado.

    Escolas particulares

    As escolas particulares de Blumenau anunciaram a suspensão das aulas por 30 dias, a maioria a partir de quinta-feira (19).

    Escola Barão do Rio Branco – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Bom Jesus Santo Antônio – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Sagrada Família – por tempo indeterminado, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Adventista – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Visão – por 31 dias, a partir de quarta-feira (18)

    Colégio Alfa Castelo – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Excelsior – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Energia – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Colégio Shalom – por 30 dias, a partir de quinta-feira (19)

    Empório Vila Germânica

    Aberto, com lojistas orientados e foco em visitação ao ar livre.

    Empresas

    - Empresas estão cancelando cursos, suspendendo eventos, adiando viagens e em alguns casos, quando possível, incentivando os colaboradores a trabalharem de casa. Para profissionais que recém-retornaram de outros países a recomendação é ficar em quarentena.

    - Várias indústrias da cidade já estão dando férias coletivas para os funcionários.

    - Guia orienta empresas sobre aspectos trabalhistas e rotina do dia a dia.

    Esporte

    - A diretoria e a comissão técnica do Blumenau Futsal suspenderam por tempo indeterminado os treinamentos da equipe. A medida começa a valer a partir de quarta-feira (18).

    - Em razão da suspensão da Superliga Masculina de Vôlei, a comissão técnica da Apan liberou os atletas até o dia 22. A data pode ser prorrogada caso o cenário do coronavírus se altere.

    Eventos públicos (Vila Germânica)

    A recomendação da prefeitura de Blumenau, em decreto publicado no domingo (15), é que eventos em áreas públicas com mais de 100 pessoas sejam cancelados ou adiados.

    Páscoa em Blumenau 2020 – 26 de março a 12 de abril - Cancelado

    Evento promovido pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, a Páscoa em Blumenau iniciaria programação no dia 26 de março. Todas as atividades, que incluem oficinas, feira de artesanato, de chocolaterias e bolacharias, desfile, apresentações culturais e concurso de colomba pascal estão cancelados. Uma versão reduzida da decoração de Páscoa ficará disponível para contemplação no Parque Vila Germânica.

    27ª Cãominhada – 26 de abril – Cancelado

    14ª edição Tanz in Blumenau – 30 de abril a 3 de maio – Cancelado

    Eventos privados (Vila Germânica)

    Show Alexandre Pires e Raça Negra – 21 de março – Adiado (nova data a ser definida).

    Show Luccas Neto e a Escola de Aventureiros – 22 de março – Adiado (nova data a ser definida).

    Expo Noivas Blumenau – 28 e 29 de março – Cancelado

    Feira Mostra Casa – 17 a 19 de abril – Adiado para 20 a 22 de novembro

    Jogos Escolares Municipais de Xadrez – 23 abril – Cancelado

    Assembleia Geral Ordinária Viacredi – 28 abril – Adiado (nova data a ser definida)

    2º Expo Clube de Mães – 15 a 17 de maio – Cancelado

    Sabores de Santa Catarina e SC Gourmet – 18 a 20 de junho – Adiado (nova data a ser definida).

    Eventos privados

    A Associação Empresarial de Blumenau (Acib) comunicou o adiamento de eventos que seriam promovidos pela entidade nesta semana.

    Feira livre

    Fechada por tempo indeterminado.

    Ginásio Galegão

    Fechado ao público a partir de quinta-feira (19).

    Hospitais

    As visitas a pacientes internados em hospitais de Blumenau estão suspensas por pelo menos uma semana a partir desta sexta-feira (20).

    Hotéis

    - Decreto do governo do Estado determinou a proibição da entrada de novos hóspedes em hotéis por sete dias a partir de quarta-feira (18).

    Igrejas

    A Diocese de Blumenau suspendeu a realização de missas, novenas e outras celebrações na cidade. Também há recomendação para que primeiras eucaristias, crismas e batizados sejam adiados — neste último caso, exceto em casos de emergência. Para casamentos já agendados, o pároco deve alinhar com noivos e familiares a possibilidade de mantê-los ou adiá-los. Os mutirões de confissões, os encontros de catequese e as Vias-Sacra também serão suspensos. As medidas valem por tempo indeterminado.

    Museus

    A partir desta quarta-feira (18) ficarão suspensas as atividades de atendimento no Museu da Cerveja e Centrais de Atendimento ao Turista (Complexo Sesi e Secretaria de Cultura e Relações Institucionais).

    Padarias

    Funcionam com restrições. Serviços de buffet e atendimento nas mesas estão suspensos. Clientes compram, pagam e saem.

    Parque Beto Carrero

    A assessoria de comunicação informou que o parque ficará fechado por 14 dias, entre 21 de março e 3 de abril.

    Parque Ramiro Ruediger

    Fechado ao público a partir de quinta-feira (19).

    Rede Feminina de Combate ao Câncer

    A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau informa que o atendimento à população será suspenso por pouco mais de um mês a partir de sexta-feira (20). Inicialmente as portas serão reabertas no dia 22 de abril. A suspensão vale para todas as unidades de Santa Catarina.

    Rodoviária

    Com o decreto do governo do Estado que suspendeu o transporte intermunicipal de passageiros, a rodoviária será fechada a partir da meia noite de quarta-feira (18).

    Rota do Lazer

    O evento que tradicionalmente ocorre aos domingos na Rua XV de Novembro, quando a via é liberada para uso exclusivo de pedestres e ciclistas, está suspenso.

    Saúde

    Duas centrais de atendimento exclusivas para casos suspeitos de infecção por coronavírus serão instaladas pela prefeitura de Blumenau na Policlínica Lindof Bell, no bairro Itoupava Norte, e na sede da Secretaria Municipal da Família (Pró-família), no bairro Velha

    Shoppings

    - Decreto do governo do Estado determinou a suspensão das atividades dos shoppings por sete dias a partir desta quarta-feira (18). Em Blumenau, Norte, Neumarkt e Park Europeu acataram a decisão. Operações desses estabelecimentos como supermercados e farmácias continuam funcionando.

    Supermercados

    - A Associação Catarinense de Supermercados (Acats) informou que está mobilizando os associados para que intensifiquem, junto a colaboradores, clientes e fornecedores, as boas práticas de prevenção, em especial na manipulação de alimentos. A orientação é para que cada empresa forme um grupo de trabalho específico para a execução de ações que impeçam a proliferação do vírus. A entidade também pede para que as pessoas não façam estoque. Há alimentos e produtos para reposição. O álcool em gel é o único material em falta nos estabelecimentos.

    - O Procon de Santa Catarina emitiu uma nota técnica em que autoriza os supermercados do Estado a limitarem a venda de produtos aos consumidores em razão da pandemia de coronavírus.

    Táxis

    Continuam operando normalmente. Orientação é para que motoristas redobrem cuidados com a higiene e não circulem com o carro cheio. Em caso de um único passageiro, recomendação é viajar no banco de trás.

    Teatro Carlos Gomes

    Adiou eventos e fecha as portas por uma semana.

    Trânsito

    A prefeitura de Blumenau vai abordar, a partir deste sábado (21), carros nas principais entradas da cidade. A ideia é orientar motoristas que chegam ao município quanto ao risco de disseminação do novo coronavírus. A barreira, no entanto, será em forma de blitz educativa.

    Transporte coletivo

    - Decreto do governo do Estado determinou a suspensão da circulação de veículos de transporte coletivo urbano municipal, intermunicipal e interestadual de passageiros por sete dias a partir desta quarta-feira (18). Em Blumenau, o sistema será interrompido na quinta-feira (19).

    Transporte de empresas

    Casos de fretamento especial – quando empresas e indústrias custeiam o transporte do trabalhador – estão, por ora, liberados. A restrição se aplica apenas a regiões do Estado onde já há confirmação da transmissão comunitária do vírus, o que não se aplica a Blumenau.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas