
Investimentos
Cinco concessões de áreas e estruturas públicas ligadas ao setor de turismo e lazer de Blumenau serão lançadas até o fim de agosto, anunciou nesta sexta-feira (14) o prefeito Mario Hildebrandt. Entre elas estãos as praças Dr. Blumenau e Victor Konder (Praça da Estação), o Frohsinn e o Museu da Cerveja, que já estavam no radar - a ideia era colocar os editais no mercado em julho, mas a pandemia atrasou o cronograma. A grande novidade é a inclusão do Mercado Público no pacote.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
A promessa é antiga: construir o complexo no local onde hoje funciona a feira livre municipal, entre as ruas Alberto Stein e Mariana Bronnemann, próximo à Vila Germânica. O projeto também é de longa data: foi feito em 2007, por meio de um concurso nacional.
O desenho vencedor, elaborado por um escritório de arquitetura blumenauense, previa uma área de cerca de 7 mil metros quadrados. Ao longo de todos esses anos, no entanto, o processo esbarrou na burocracia e em uma constatação de que, da forma como foi inicialmente concebido, poderia não ser viável economicamente para o futuro concessionário. Mudanças foram discutidas com os responsáveis pelo projeto. Entre elas, uma ampliação pequena da área e do estacionamento, mas sem perda da identidade original.
Todos os editais estão em análise final na procuradoria geral do município. Pontos como o tempo de concessão ainda não estão fechados. No caso do Mercado Público, fala-se em até 20 anos. A licitação, neste caso, é mais delicada porque o vencedor terá de fazer a obra.
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.