Em tese, o futuro prefeito de Blumenau não deverá ter problemas na relação com a Câmara de Vereadores. Nove dos 15 vereadores eleitos para a próxima legislatura integram a megacoligação (PL, PP, União, Republicanos, PSDB, Cidadania, MDB e PRD) que elegeu Egidio Ferrari (PL) em primeiro turno neste domingo (7). Já na largada, o delegado de polícia terá maioria folgada para aprovar os projetos de governo e administrar os ânimos do Legislativo.
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Pelo histórico de atuação do atual Parlamento, não seria surpresa se esse grupo ganhasse ainda a adesão da bancada feminina. Embora seus partidos tenham disputado a majoritária em campos opostos, Cristiane Loureiro (Podemos) e Silmara Miguel (PSD) votaram várias vezes junto com a gestão de Mario Hildebrandt (PL) nos últimos quatro anos. Até hoje elas não demonstraram ter um perfil exatamente combativo e crítico do grupo político que vem governando a cidade.
O recado que o eleitor de Blumenau deixa nas urnas em 2024
Vitória de Egidio Ferrari no primeiro turno em Blumenau pega adversários de surpresa
Neste contexto, as duplas do Novo (Diego Nasato e Bruno Win) e PT (Adriano Pereira e Jean Volpato) emergem como a “oposição raiz” da próxima legislatura. É provável, aliás, que os quatro fiquem à margem da eleição para a Mesa Diretora e distantes das principais comissões internas, que ditam o ritmo de trabalho da Câmara. Restará o discurso na tribuna para que se mantenham em evidência.
Apesar dos pesares, Novo e PT têm algo a comemorar nas eleições em Blumenau
Essa é a leitura teórica de momento, ainda no calor dos resultados deste domingo. Haverá, entre os vereadores, articulações por espaços e protagonismo – não só no Legislativo, mas também dentro do Executivo. A disputa por influência política costuma não contemplar todos os interesses, ainda mais com tantos partidos envolvidos, e não é raro alianças construídas durante a campanha se romperem ao longo do mandato.
Leia também
Candidatos à reeleição na Câmara de Blumenau gastam cinco vezes mais na campanha que os sem mandato
Segurança da Oktoberfest Blumenau 2024 terá cão-robô e “BBB” reforçado com nova tecnologia
Candidatos protagonizam filme repetido e monótono no derradeiro debate em Blumenau
Como é por dentro o luxuoso prédio de Balneário Camboriú com acesso exclusivo a shopping
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp
