Os maiores prédios da Embraed estão em Balneário Camboriú, mas é em uma cidade vizinha, a poucos quilômetros do emaranhado de arranha-céus da “Dubai” brasileira, que uma das mais tradicionais construtoras da região dá “cara” aos seus empreendimentos de alto luxo. A empresa mantém em Camboriú há mais de 10 anos uma “central de produção”, cujas portas foram abertas pela primeira vez a um grupo de jornalistas nesta quarta-feira (17).

Continua depois da publicidade

Na prática, é uma fábrica própria, responsável por itens do acabamento e alguns dos segredos dos edifícios. Poucas construtoras têm modelo semelhante, diz a presidente da empresa, Tatiana Rosa Cequinel. Ali são feitas portas, esquadrias de alumínio e estruturas de gesso capazes de equipar dois prédios por ano – com espaço para crescer. Existe até mesmo um ateliê de onde saem verdadeiras obras de arte em pisos e porcelanatos, que conferem detalhes exclusivos e pensados especificamente para cada projeto.

A fábrica tem cerca de 10 mil metros quadrados de área construída. Numa parte do galpão, a Embraed tem uma marcenaria própria, responsável pela produção de até 2,5 mil portas por ano. Ao longo dos anos, o produto foi sendo aprimorado com tecnologias especiais de acústica e vedação. Há modelos que, de tão robustos, chegam a pesar 45 quilos, mais do que o dobro de uma porta tradicional.

Fotos mostram como é a fábrica da Embraed

Na linha de esquadrias, a Embraed beneficia centenas de toneladas ao ano, e também é responsável pelo corte, usinagem, montagem e colagem dos vidros. No ateliê, pisos e porcelanatos comprados de marcas parceiras são recortados e viram detalhes que ornam áreas comuns dos prédios de luxo da construtora, como halls de entrada, piscinas e salas de jogos.

A decisão de ir além de levantar paredes e verticalizar a produção, ficando responsável também por esses detalhes de acabamento, faz parte de uma estratégia da Embraed de entregar produtos exclusivos e únicos, explica Tatiana:

Continua depois da publicidade

— Cada um (dos empreendimentos) é muito feito sob medida. Cada um tem uma personalidade, um tom diferente de cor. Não existe um igual ao outro.

A Embraed tem 41 anos de mercado e 48 empreendimentos já entregues, que somam mais de 763 mil metros quadrados de área construída. No momento, a construtora tem oito projetos em construção, que representam 633 apartamentos e R$ 5 bilhões em valor geral de vendas (VGV).

Leia também

Rede Condor, do Paraná, compra mais cinco supermercados em SC

O fenômeno raro que atingiu o mercado imobiliário de Balneário Camboriú em agosto

Na concessão de restaurante da Vila Germânica em Blumenau, nada muda

SC tem 53 empresas entre as mil maiores do Brasil em 2025; veja ranking