Uma nova praça surgirá em breve em um local bem conhecido na Rua Itajaí, em Blumenau. A Tex Cotton, empresa têxtil que comprou o antigo parque industrial da Sulfabril, tem planos para revitalizar parte do pátio hoje usada como estacionamento. A área, aberta ao público, será arborizada e ganhará mobiliário urbano. O elevado da antiga estrada de ferro que corta o terreno permanecerá como parte da paisagem. Sob a estrutura, aproveitando a sombra gerada por ela, serão colocados bancos e balanços de descanso.
Continua depois da publicidade
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O projeto está sendo elaborado pela Alencar, escritório de arquitetura contratado pela Tex Cotton. O arquiteto Nicholas Alencar diz que o espaço terá duas propostas principais: ser um local de convívio e descanso para funcionários e clientes da futura loja de fábrica que será aberta e também uma área de lazer com alguns brinquedos para crianças, principal público-alvo das peças de vestuário fabricadas pela empresa. Há também um componente histórico envolvido, de preservar e devolver à sociedade um patrimônio da cidade.
— O plano foi sempre tratar com muito cuidado o projeto, por causa desse valor histórico — explica Nicholas.
O presidente da Tex Cotton, Sérgio Ferrari, diz que a ideia é entregar a praça junto com uma nova etapa de revitalização do parque fabril. Depois de transferir toda a operação industrial para o espaço, a empresa agora trabalha na restauração interna do prédio que fica de frente para a Rua Itajaí, que vai abrigar a área administrativa.
Continua depois da publicidade
A ideia inicial era concluir essa fase ainda em 2020, mas a pandemia postergou os planos. Segundo Ferrari, a companhia precisou enxugar o quadro de funcionários no início da crise, mas boa parte da vagas já foi reposta e a empresa, que atualmente tem 470 colaboradores diretos, está contratando.
— Os empresários estão se preparando para uma retomada mais forte da economia, mesmo que de forma gradativa — avalia.
Ferrari, agora, espera ter tudo pronto para entregar a revitalização do parque fabril e a nova praça no segundo semestre do ano que vem. Ele até já estabeleceu uma data limite: 1º de setembro de 2021. A data é propícia porque coincide com o aniversário da Tex Cotton e é véspera do aniversário de Blumenau.
Veja mais fotos do projeto:
Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por “Pedro Machado | NSC” dentro do aplicativo.
Continua depois da publicidade