Quem passa em frente à antiga fábrica da Sulfabril na Rua Itajaí, em Blumenau, ainda não consegue ter a dimensão da transformação que o espaço está sofrendo. Do lado de fora, a mudança mais visível é uma placa que anuncia as futuras instalações da Tex Cotton, empresa que arrematou o imóvel em leilão no final de 2018. Por dentro, no entanto, o histórico conjunto de prédios que abrigou um dos ícones da indústria local começa a ganhar vida nova e aos poucos retoma sua vocação têxtil.
Continua depois da publicidade
Uma grande reforma teve início em fevereiro do ano passado. O vai e vem de operários trabalhando, aliás, ainda é constante. Num primeiro momento, as obras de restauração ocorreram no prédio do meio, que fica atrás da portaria principal. Toda a parte de infraestrutura foi completamente remodelada, da iluminação ao cabeamento, passando pelos banheiros. Para se ter uma noção da grandeza do trabalho, a empresa estima ter trocado pelo menos cinco toneladas de fios velhos.
Ali a Tex Cotton está concentrando sua área industrial, que até então funcionava em galpões no bairro Garcia. A transferência das atividades foi feita de maneira gradativa. Expedição, estoque, talharia, almoxarifado, depósito de tecidos e revisão e acabamento de embalagens já estão no novo espaço. Um dos símbolos dessa repaginada é o moderno e amplo refeitório com capacidade para 270 pessoas, inaugurado nesta semana.
Como só este prédio tem 24 mil metros quadrados de área – todo o complexo soma 45 mil metros quadrados de área construída –, sobra espaço para expansão das atividades no futuro. Há um andar inteiro vazio, por exemplo. O presidente Sergio Ferrari diz que a empresa pensa em absorver uma parte maior da costura, hoje terceirizada – mas sem abrir mão dos parceiros de longa data –, e prepara o lançamento de sua quarta marca, a primeira com foco no público masculino infantil. Novas contratações serão feitas para suprir a demanda.
A partir deste ano os trabalhos serão focados no prédio administrativo, que fica de frente para a Rua Itajaí. É a etapa que falta para trazer o restante dos colaboradores da empresa que continuam trabalhando no bairro Garcia. Além de uma grande reforma interna, todo o telhado está sendo trocado. A Tex Cotton já tem projeto para instalar painéis de geração de energia solar para abastecer e climatizar todo o complexo. Uma parte do subsolo também será transformada em estacionamento, com capacidade para 40 vagas. Externamente, a ideia é criar uma área de convivência sob o viaduto da antiga estrada de ferro. Uma loja de fábrica também será aberta.
Continua depois da publicidade
Há uma expectativa de que tudo fique pronto ainda em 2020. Segundo Ferrari, a empresa já investiu cerca de R$ 10 milhões na reforma. Mais do que um imóvel, é uma parte importante da história da cidade que está sendo restaurada.
Confira a seguir imagens de como está o espaço atualmente: