As principais entidades empresariais de Blumenau enviaram carta ao governo de Santa Catarina pedindo prioridade do Estado na execução de duas obras de infraestrutura viária: a conclusão do prolongamento da Via Expressa e a duplicação da Rua Dr. Pedro Zimmermann. Assinam o documento a Acib, a Ampe, a CDL, a OAB, a Somar e a Intersindical Patronal.
Continua depois da publicidade
No texto (leia a íntegra abaixo), o conselho de entidades fala em urgência, mas evita um tom de cobrança mais incisivo, colocando-se como “parceiro do governo do Estado para a superação de gargalos históricos de infraestrutura que comprometem a competitividade e a qualidade de vida da população”.
Segundo as entidades, as obras de infraestrutura viária “são estratégicas não apenas para o desenvolvimento local, mas para toda a região do Vale do Itajaí, dada a vocação econômica pujante de Blumenau, reconhecida nacionalmente pelo seu dinamismo industrial, comercial, tecnológico e de serviços”.
Fotos mostram situação de abandono em obra da Via Expressa
Das duas, o caso mais emblemático é o da Via Expressa, que está atrasada há oito anos e deve custar quatro vezes mais do que o previsto inicialmente. Até hoje, somente três dos 15 quilômetros prometidos ficaram prontos.
Sobre a Pedro Zimmermann, as entidades dizem que a duplicação é urgente diante do intenso fluxo de veículos e do crescimento das atividades produtivas naquela região.
Continua depois da publicidade
Leia a carta na íntegra
O Conselho de Entidades de Blumenau, integrado pela Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (AMPE Blumenau), Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL Blumenau), Intersindical Patronal de Blumenau e Região, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Blumenau (OAB Blumenau) e SOMAR Vale Europeu, vem a público manifestar, de forma unificada e suprapartidária, sua firme solicitação ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, no sentido de priorizar e viabilizar o prolongamento da Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich e a duplicação da Rua Dr. Pedro Zimmermann, em Blumenau.
Estas duas obras de infraestrutura viária são estratégicas não apenas para o desenvolvimento local, mas para toda a região do Vale do Itajaí, dada a vocação econômica pujante de Blumenau, reconhecida nacionalmente pelo seu dinamismo industrial, comercial, tecnológico e de serviços.
A Via Expressa é um eixo vital de mobilidade urbana e logística, cujo prolongamento garantirá maior fluidez no acesso entre a BR-470 e as zonas industriais e comerciais da cidade. Já a duplicação da Rua Dr. Pedro Zimmermann, principal ligação entre os bairros da região Norte e a região central da cidade, bem como o acesso ao litoral e oeste do Estado, é urgente diante do intenso fluxo de veículos e do crescimento das atividades produtivas naquela região.
O Conselho de Entidades reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar coletivo, colocando-se como parceiro do Governo do Estado para a superação de gargalos históricos de infraestrutura que comprometem a competitividade e a qualidade de vida da população.
Continua depois da publicidade
Esta manifestação representa a união legítima da sociedade civil organizada blumenauense, que atua de forma coordenada em busca de soluções para os desafios urbanos e empresariais do município. Por isso, conclamamos o Governo do Estado a incluir com prioridade essas duas obras no planejamento estratégico de investimentos, de modo a contemplar a Blumenau a atenção que sua representatividade econômica e social justificadamente requer.
 
				 
                                     
                            
                            







