O executivo catarinense Guilherme Almeida é o novo presidente da Nidec Global Appliance, fabricante de soluções de refrigeração e motores para máquinas de lavar, secadoras e lava-louças. Ele vai liderar as operações mundiais de uma empresa com 11 mil funcionários espalhados em nove países. O anúncio oficial foi feito pela companhia nesta segunda-feira (13).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Natural de Florianópolis, Almeida é engenheiro e começou a carreira em 2006 como estagiário na área de pesquisa e desenvolvimento da Embraco. A empresa, fundada em Joinville, pertencia à Whirlpool antes de ser comprada, em 2019, pela japonesa Nidec Corporation – a Nidec Global Appliance é uma divisão do grupo –, em operação à época avaliada em mais de 1 bilhão de dólares.

No percurso até chegar ao posto de presidente, Almeida passou por diferentes áreas da empresa, incluindo operações, finanças, controladoria, supply chain e marketing. A trajetória contemplou ainda uma passagem de quatro anos na unidade da companhia na China.

Até então, Almeida respondia pela vice-presidência de planejamento estratégico e relações institucionais, cargo responsável pela gestão global de fusões e aquisições, desenvolvimento de estratégia, inteligência e novas oportunidades de negócios. A transição teve início em abril de 2022, quando ele foi nomeado presidente adjunto.

Continua depois da publicidade

Almeida substitui Valter Taranzano, que assumiu as posições de vice-presidente sênior da Nidec Corporation e CEO e presidente da Nidec Appliances, Commercial & Industrial Motors (ACIM), outra unidade de negócio da corporação.

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram

Leia também

Blumenau vive boom de novos microempreendedores individuais

Altona é sondada por investidor interessado em terreno da empresa

Rede nacional de hamburguerias planeja abrir cinco restaurantes em SC

Gerente regional da Celesc em Blumenau é promovido a diretor da empresa na Capital

Destaques do NSC Total