nsc
    nsc

    Economia

    Grupo dono da catarinense Schornstein incorpora cervejaria gaúcha

    Compartilhe

    Pedro
    Por Pedro Machado
    02/04/2020 - 13h11
    Cervejaria Seasons
    Seasons vai completar 10 anos de mercado em agosto (Foto: Reprodução, Facebook Seasons)

    A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA), formada pela Schornstein, de Pomerode, e pela paulista Leuven, vai incorporar uma terceira cervejaria. A gaúcha Seasons assinou nesta semana memorando de entendimento para se juntar ao grupo. Equipes das empresas e acionistas foram comunicados na quarta-feira (1º).

    A Seasons vai completar dez anos de mercado em agosto e conta hoje com uma linha de 10 rótulos, além de outros 40 produtos sazonais. Além do Rio Grande do Sul, a empresa já estava presente em Santa Catarina e em São Paulo. Mas a fusão com a CBCA deve permitir a ampliação da marca nesses estados e também em novos mercados.

    — Cada vez mais entendo que o mercado precisa se transformar para crescer. A proposta da CBCA, de estabelecer um padrão de gestão mantendo o propósito e os valores essenciais de cada marca, chamou nossa atenção desde o início — conta Leonardo Sewald, fundador da Seasons.

    A entrada da Seasons na CBCA não elimina a marca do mercado, assim como aconteceu com as marcas Schornstein e Leuven. A lógica do negócio é mantê-las independentes, mas com compartilhamento de custos, ganhos de escala na compra de insumos, centralização de processos administrativos e redução de despesas na operação do dia a dia, em especial de logística e de distribuição. A partir de agora, por exemplo, a Seasons poderá produzir seus rótulos na fábrica da Schornstein, em Pomerode, sem precisar construir uma unidade própria em Santa Catarina.

    Conforme a coluna já havia destacado, a criação da CBCA, ainda em 2019, já previa a incorporação de outras cervejarias no futuro.

    — A CBCA é um projeto grande que ainda é, neste momento, uma empresa pequena. Para expansão, precisamos de gente capaz de nos ajudar a realizar nossos sonhos. A Seasons traz, além de uma marca incrível, um time com olhar para a inovação que contribuirá em todos os âmbitos do grupo — destaca o presidente do grupo, Gustavo Barrera.

    No final de março, a CBCA já havia anunciado a aquisição de uma participação na Fábrica 75, uma das maiores distribuidoras de cerveja artesanal de São Paulo (SP), com vistas à ampliação da presença das marcas em pontos de venda. A distribuição será um negócio à parte dentro do grupo, que seguirá com gestão própria e planos de crescimento acelerado, seguindo o aumento de capacidade produtiva.

    Juntas, as marcas que formam a CBCA têm uma capacidade de produção de 250 mil litros mensais. A expectativa de faturamento da companhia para 2020 é de R$ 35 milhões.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas