O grupo Imperium, que reúne empresas e investidores, planeja construir uma nova fábrica de estruturas de aço (steel frame) para a construção civil em Santa Catarina. O local já está mapeado: um terreno às margens da BR-101 em Balneário Piçarras, quase no limite com Barra Velha. O investimento previsto é de R$ 120 milhões, estima Paulo Matos, presidente do grupo.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Parte dos recursos virão do Seap West, um fundo americano de investimentos, e de uma multinacional chinesa cujo nome ainda não está sendo revelado por questões contratuais, segundo Matos. Esta empresa asiática, ainda conforme o executivo, deve fornecer maquinário e tecnologia.

A fábrica, ainda de acordo com o executivo, deve ter 95 mil metros quadrados de área construída e uma capacidade para atender de 250 a 300 mil metros quadrados de obras por mês, com geração de 500 empregos.

Depois de pronta, a unidade deve atender inicialmente a outros projetos do Imperium, com a construção de um shopping em Balneário Piçarras – assunto já destacado pela coluna. Além do centro de compras, o grupo diz ter outros planos ousados para a região, que incluem a implantação de hospital, universidade e uma indústria farmacêutica.

Continua depois da publicidade

Em um segundo momento, no entanto, as estruturas de aço produzidas devem atender a projetos de terceiros, diz Matos. Para isso, a localização, próxima de portos, pesou na decisão. A expectativa do empresário é que a fábrica comece a rodar ainda em 2024 após as aprovações necessárias junto à prefeitura.

Projeto de shopping do grupo em Balneário Piçarras (Foto: Divulgação)

Leia também

Empresário revela os segredos para a varejista Koch crescer 20 vezes em 10 anos

Ícones da música viram garças e quadros de artista de SC vão parar em Miami

Apartamento de luxo em Balneário Camboriú vai a leilão e pode sair por pechincha

Morre aos 79 anos o ex-vereador Ivo Hadlich, figura marcante de Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total