A Bokitu’s, tradicional fabricante catarinense de pães, salgados e doces, teve a falência decretada pela Justiça. A sentença foi publicada na última segunda-feira (20) pela juíza Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais de Concórdia, colocando fim a um frustrado processo de recuperação judicial que havia iniciado em 2023.

Continua depois da publicidade

O grupo, que além de uma fábrica desses produtos também tinha uma rede de padarias, surgiu em 1991 e logo se consolidou, tornando-se referência em Concórdia, onde estavam concentradas as operações, e na região Oeste do Estado. Por algum tempo, a empresa também foi fornecedora de redes de supermercados.

Quando pediu recuperação judicial, em março de 2023, o grupo buscava renegociar dívidas de R$ 13,1 milhões. A situação, no entanto, só piorou desde então. Nos últimos meses, credores trabalhistas denunciaram à Justiça o descumprimento do plano de recuperação judicial – condições propostas pela companhia para a quitação de débitos – e a interrupção da produção.

Um laudo técnico determinado pela Justiça revelou um quadro de “descontinuidade generalizada das atividades empresariais, esvaziamento estrutural e iminente deterioração dos ativos”. Também foram constatadas inconsistências contábeis e operacionais. Esses fatores, na avaliação da juíza, comprometeriam a execução do plano de recuperação judicial.

Com a decretação de falência, bens que pertencem à empresa devem ir a leilão para o pagamento de dívidas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Dupla que furtou celular volta à cena do crime e é detida na Oktoberfest Blumenau

Vem aí mais um “gigante” no Centro de Blumenau

6 curiosidades sobre a “muralha” construída por empresa de SC para impedir enchentes

Gigante do leite vai construir nova fábrica de R$ 200 milhões em SC