nsc
nsc

Política

Lula achou que era brincadeira ao ser avisado por ex-prefeito de Blumenau da decisão de Fachin

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
13/03/2021 - 12h24 - Atualizada em: 13/03/2021 - 12h25
Décio Lima e Lula
Décio Lima e Lula em evento do PT (Foto: Arquivo pessoal)

Foi o ex-prefeito de Blumenau, ex-deputado federal e candidato a governador de Santa Catarina em 2018 Décio Lima (PT) quem avisou Lula que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações do ex-presidente no âmbito da Operação Lava-Jato em Curitiba. O bastidor do acontecimento da semana no mundo da política brasileira, que recolocou o ex-presidente no xadrez eleitoral de 2022, foi revelado pelo jornalista Guilherme Amado, da revista Época.

​> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Lima teria ligado a Lula na segunda-feira (8) para dar a notícia. O ex-prefeito havia se cadastrado para receber por e-mail notificações de movimentos dos processos que envolvem o ex-presidente. Ao ser informado por Lima, Lula chegou a pensar que era uma brincadeira Na sequência, ele ligou para o advogado Cristiano Zanin, que ainda lia o despecho de Fachin. E falou também com a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente nacional da sigla.

Lula tinha sido condenado em duas ações penais, por corrupção e lavagem de dinheiro, nos casos do tríplex de Guarujá e do sítio de Atibaia. Fachin, no entanto, entendeu que as decisões não poderiam ter sido tomadas pela vara responsável pela operação e determinou que os casos sejam reiniciados pela Justiça Federal do Distrito Federal. 

O ministro argumentou ainda que os crimes imputados ao ex-presidente não correspondem a atos que envolveram diretamente a Petrobras e, por isso, a Justiça Federal de Curitiba não deveria ser a responsável pelo caso.

As condenações enquadravam Lula na Lei da Ficha Limpa. Com elas revogadas, o ex-presidente volta a ser elegível.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas