nsc
nsc

Opinião

Multar quem não usa máscara é a derrota do bom senso

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
07/07/2020 - 09h17 - Atualizada em: 07/07/2020 - 09h19
Centro de Blumenau
Em Blumenau, punição para quem não usar máscara é de R$ 213 (Foto: Patrick Rodrigues)

Leis e regras existem para estabelecer a ordem social. Esses mecanismos de fiscalização do comportamento humano, para os quais muita gente torce o nariz, são por vezes falhos, é verdade, mas necessários para garantir certa harmonia na vida em comunidade. É tênue a linha que separa o livre arbítrio do caos.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

Filosofia à parte, a pandemia tem escancarado como o estabelecimento de normas de conduta é vital na árdua tarefa de diminuir a velocidade de propagação da Covid-19. O uso de máscaras é um exemplo. Bom senso e preocupação com o próximo seriam motivos suficientes para não dispensar o equipamento de proteção individual tão pedido por médicos e autoridades de saúde – que protege mais o outro do que a si mesmo. Na falta deles, cabe ao poder público, com razão, intervir. O Estado, afinal, existe para zelar pelo coletivo.

A prefeitura de Blumenau relutou, mas decidiu, afinal, punir quem não usa máscaras. A partir desta semana quem for flagrado por fiscais da Vigilância Sanitária sem o equipamento de proteção em espaços públicos da cidade será advertido. Se continuar a infringir a regra, multa de R$ 213,51.

A medida, em última análise, é um reflexo da indiferença com a vida alheia de, prefiro acreditar, uma parcela minoritária da população, embora a busca por culpados em nada ajude no momento. Tornar obrigatório e sujeito a multa em caso de descumprimento algo que protege quem está ao lado mostra que o bom senso foi derrotado.

Já estamos pagando o preço pela negligência. Os casos e as mortes pela doença continuam em ritmo acelerado, sem previsão de achatamento da curva, e o abre-fecha da economia será rotina enquanto faltarem vacina e empatia. Para aqueles que não se conscientizaram a partir do sofrimento de quem perdeu pessoas queridas, talvez só a dor no bolso seja capaz de mudar maus hábitos.

Quer receber notícias e análises de economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região no seu celular? Acesse o canal do blog no Telegram pelo link https://t.me/BlogPedroMachado ou procure por "Pedro Machado | NSC" dentro do aplicativo.

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas