O Hospital Santo Antônio de Blumenau está finalizando um projeto de expansão que prevê a construção de um novo prédio de nove andares e a abertura de 100 novos leitos para internação. Com 9 mil metros quadrados de área, a estrutura complementar, a ser erguida junto às atuais instalações na Rua Itajaí, também contempla um novo centro cirúrgico, ampliação do pronto-socorro pediátrico, unidade coronariana e hemodinâmica.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A direção da unidade hospitalar prepara o lançamento do projeto para a comunidade em setembro. Será preciso apoio popular para tirar o plano do papel. Segundo Rafael Branco Bertuol, gerente geral do Santo Antônio, orçamentos preliminares indicam um investimento necessário de R$ 80 milhões. O hospital tem algo em caixa para iniciar as obras, mas precisará buscar o restante fora.
— Estamos pensando em fazer um grande evento, com os representantes, para apresentar o projeto. Mostrar como vai ser, o que vai comportar, de produção e atendimento — antecipa Bertuol.
O gerente diz que a intenção é captar recursos nas esferas federal e estadual e também junto a empresários. A bem-sucedida campanha pela construção da nova sede da Renal Vida em Blumenau, que mobilizou diversos setores da sociedade local, é vista como um exemplo a ser seguido. Com dinheiro em caixa, o prazo estimado para execução das obras é de 36 meses.
Continua depois da publicidade
O Hospital Santo Antônio atende, além de Blumenau, pacientes de cerca de 50 cidades, funcionando na prática como um hospital regional. Dos atendimentos, 92% são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), diz Bertuol. A ampliação, portanto, é mais do que bem-vinda.
Aliás
No início desta semana a prefeitura declarou de utilidade pública três imóveis na Rua Itajaí que ficam ao lado do Hospital Santo Antônio, em direção à Rua XV de Novembro. A medida abre caminho para desapropriações futuras, já prevendo uma segunda etapa da ampliação da unidade de saúde.
Leia também
História de amor mal resolvida revelada em outdoor de Blumenau era “golpe”
Lojas Volpato, do slogan “bom, bonito e barato”, vai à falência
Fachada de empresa vira galeria de arte para homenagear o Reino do Garcia em Blumenau
Com cardápio “animal”, rede vai abrir primeiro restaurante em Blumenau
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp