Um comentário nas redes sociais feito pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes em Santa Catarina (DNIT-SC), Alysson de Andrade, escancarou o impasse entre o órgão federal e a SCGás que vem atrasando as obras de duplicação da BR-470 no trecho de Indaial.
Continua depois da publicidade
Andrade reagiu a uma publicação feita pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), anfitriã de uma reunião nesta segunda-feira (7) com membros da SCGás. No encontro, a empresa deu prazo de 140 a 160 dias para realocar cerca de três quilômetros da rede entre os kms 60,2 e 63,5. Com isso, o serviço, se os prazos forem cumpridos, será concluído apenas no fim de 2025. A expectativa era que tudo estivesse resolvido em agosto.
“Frustrante! Infelizmente é o terceiro prazo fornecido ao DNIT que a SCGás descumpre. A conclusão das obras da BR-470 segue dependendo da celeridade dessa realocação e, dessa vez, certamente haverá um impacto na entrega total das obras em decorrência desse novo atraso”, disparou o engenheiro.

O superintendente acrescentou ainda que “pelo menos nesta oportunidade, a empresa não tentou imputar ao DNIT seus atrasos na relocação da rede”. A alfinetada destoa do pregado por membros da SCGás durante a reunião, que afirmaram que o assunto estaria pacificado. Pelo visto faltou combinar com o outro lado.
Mais cedo, ao ser questionado pela coluna, o DNIT-SC informou, por nota, que a conclusão do lote 4 da duplicação da BR-470 pode sofrer alteração no cronograma devido ao remanejamento da rede de gás, mas que está atuando para atender a previsão de conclusão, que é 2026.
Continua depois da publicidade
Em uma publicação nos stories do Instagram no início da noite desta terça (8), Andrade compartilhou a postagem do encontro feita pela coluna. Ele citou “mais um atraso na relocação do gás, desta vez reconhecido pela SCGás” e admitiu que isso impactará na entrega da BR-470.
Procurada, a SCGás disse que não comentaria o assunto e que seu posicionamento foi informado durante a reunião na Acib.
Leia também
Empresas de consultoria de Blumenau anunciam fusão
Leilão milionário deve dar fim a processo de falência em SC que se arrasta há quase 20 anos
Itapema “testa” urbanização de orla antes do futuro alargamento da praia; veja imagens
Premiada cervejaria de SC ensaia retorno após anunciar encerramento das atividades

