A Oktoberfest Blumenau acontece só em outubro, mas quem visita a Vila Germânica no restante do ano poderá ter uma ideia de como é estar presente na maior festa alemã das Américas. Lojistas do empório investiram em um par de óculos de realidade virtual que promete dar ao turista a sensação de participar de um desfile na Rua XV de Novembro e até mesmo de vivenciar a folia dentro dos pavilhões.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
A novidade ainda está em fase de testes – por isso a divulgação é tímida. Os interessados em fazer esse passeio virtual precisam bater na porta da Central de Atendimento ao Turista (CAT) que fica na Vila Germânica, próxima à entrada do Setor 3. Ali uma equipe receptiva irá orientar o visitante sobre como usar o equipamento.
Quem coloca os óculos assiste a um vídeo que conta um pouco da história da Oktoberfest Blumenau, mas por enquanto as imagens mostram os principais palcos da festa – Rua XV de Novembro, empório e pavilhões da Vila Germânica – vazios. A ideia é que, com o início do evento deste ano, novas imagens em 360 graus sejam captadas para atualizar o material e de fato permitir que o turista entre no clima da celebração germânica.
A diretora executiva da Associação dos Lojistas da Vila Germânica, Vanessa Zanetti Koch, diz que, neste primeiro momento, o objetivo é medir a aceitação do público. Se a novidade for bem-vinda e houver mais demanda, a ideia no futuro é adquirir mais pares de óculos virtuais para reforçar a experiência de grupos e famílias que visitam o espaço. Cada equipamento custa em torno de R$ 3 mil.
Continua depois da publicidade
A experiência dura de dois a três minutos. A boa notícia é que, ao menos por ora, ela será gratuita e estará disponível de segunda a sexta-feira no CAT, das 11h às 17h. Além da Oktoberfest, a ideia é fazer o mesmo com outras programações da Vila Germânica, como o Natal e a Páscoa. Com isso, o turista poderá conhecer os grandes eventos de Blumenau mesmo fora de época.
Aliás
Os lojistas da Vila Germânica também estão retomando um “walking tour” pelo complexo. Funciona de um jeito parecido: os interessados precisam ir até o CAT pedir pelo passeio, conduzido por uma guia. O roteiro dura cerca de 25 minutos e destaca detalhes muitas vezes despercebidos, como curiosidades fixadas nos bancos do empório e um mural que conta a relação do espaço com as cheias que já atingiram Blumenau.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp ou Telegram
Leia também
Terreno gigante em Navegantes vai virar bairro planejado com casas, lojas e área logística
BMW completa 8 anos em SC com investimento bilionário e carros elétricos no radar
Os bairros de Blumenau mais procurados por quem quer comprar ou alugar imóvel
Tour por Blumenau em ônibus panorâmico ganha data de início, preço e pontos de parada
Desfile político paralelo no aniversário de Blumenau causa desconforto