A primeira ponte construída sobre o Rio Itajaí-Açu em Blumenau passará por uma reforma e ganhará mirantes. A prefeitura lançou nesta semana uma licitação para contratação de estudos e projetos de recuperação e restauração da Ponte do Salto, inaugurada em 1913 – mas que começou a ser erguida bem antes, em 1896.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O edital prevê ainda a inclusão de passeios de pedestres nas duas laterais da ponte – hoje isso só existe em um dos lados – e a reurbanização dos acessos. O valor máximo estipulado para as obras é de R$ 344,1 mil, recursos que virão via Finisa, financiamento obtido pelo município junto à Caixa Econômica Federal.

As propostas dos interessados serão conhecidas no dia 20 de dezembro. A empresa vencedora terá cinco meses para executar a obra a partir da data da assinatura da ordem de serviço.

No edital, a prefeitura alega que “identificou a necessidade de promover a reforma” da ponte e que a implantação de uma segunda passarela na outra lateral “representaria um ganho significativo em termos de mobilidade para os pedestres naquela região”. A inclusão de mirantes levou em consideração a “beleza cênica” da área.

Continua depois da publicidade

Leia também

Empresa com sócia italiana investe em nova fábrica em SC

Demanda histórica de indígenas em José Boiteux tem solução encaminhada

Blumenau avalia “plano B” para o antigo Frohsinn antes de nova concessão

Blumenau cancela show do cantor Daniel no Réveillon

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total