O prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo 2022/2023”, organizado pela Editora Abril, voltou a coroar o turismo catarinense como referência nacional. Com os resultados da mais nova edição do levantamento divulgados nesta quarta-feira (27), Santa Catarina empilhou 12 premiações, incluindo a de “melhor estado do Brasil” pela 13ª vez, com 23,1% dos votos

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp.

A publicação destaca que Santa Catarina “combina belas faixas de areia, montanhas geladas, aventura, diversão para as crianças e patrimônios históricos, culturais e gastronômicos”, um combo de atrativos que fazem o Estado se diferenciar dos demais. Soma-se a isso um dos maiores índices de desenvolvimento humano do país.

Veja os prêmios conquistados por SC

Além de melhor Estado, Santa Catarina também carimbou representantes em outras listas. Florianópolis ficou na terceira posição entre as melhores cidades do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro (RJ) e de Gramado (RS), e também foi considerada o segundo melhor destino de praia do país, perdendo apenas para Fernando de Noronha (PE)

Continua depois da publicidade

O aeroporto da capital ainda foi eleito o segundo melhor do país, além de abocanhar os prêmios de terceira melhor sala VIP e de inovação.

Urubici, na Serra, foi considerada o terceiro melhor destino de inverno. Já o Beto Carrero World, em Penha, faturou o título de melhor parque temático do Brasil. O Costão do Santinho, em Florianópolis, subiu no lugar mais alto do pódio na categoria Resort.

O Fazzenda Park Hotel, de Gaspar, foi considerado o melhor hotel-fazenda do país e o Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra, ficou na segunda posição nesta mesma categoria. De Praia Grande, a Morada dos Canyons foi eleita a segunda melhor pousada de Serra.

Entre as apostas de expansão do setor catarinense, destaca a revista, estão a criação de novas rotas de cruzeiros marítimos, o fortalecimento da infraestrutura em pontos do Litoral – o alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú é usado como exemplo – e o crescimento do turismo rural e geológico.

Continua depois da publicidade

Sobre o prêmio

Em sua 19ª edição, o prêmio O Melhor de Viagem e Turismo premiou 38 categorias – 11 delas eram inéditas. A votação foi feita junto do público entre os dias 23 de março e 26 de maio deste ano. Ao todo, foram 3.547 respostas computadas. O levantamento foi feito em parceria com a plataforma Mind Miners.

O resultado final e toda a lista de premiados podem ser conferidos aqui.

Leia também

Grupo de ensino “devolve” escola de Blumenau dois anos após compra

Empresa de TI de Blumenau investe R$ 12 milhões em nova sede

Johnnie Walker e Tanqueray levarão doses de uísque e gin para a Oktoberfest Blumenau

Conselho vai avaliar prédio comercial com arquitetura incomum para Blumenau

Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp

Destaques do NSC Total