Lojistas de Rio do Sul se anteciparam à previsão de enchente para os próximos dias e começaram a retirar móveis e mercadorias das lojas ainda na noite de quinta-feira (5). Um vídeo que circula nas redes sociais desde as primeiras horas desta sexta (6) mostra que a Rua Carlos Gomes, uma das principais vias comerciais da cidade, amanheceu com várias vitrines vazias.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Novo alerta da Defesa Civil mostra SC em risco máximo para enchente, temporais e deslizamentos
Embora a decisão pelo fechamento e a mobilização fique a cargo de cada um, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tem orientado os comerciantes a preservaram o patrimônio e repassado informações de alerta da Defesa Civil. Previsto para amanhã, o Sábado Feliz, ação em que o comércio local estende o horário de atendimento, foi cancelado.
VÍDEO: Rua comercial de Rio do Sul amanhece com vitrines vazias
— A orientação da CDL para todo lojista que está nas áreas que têm cota de inundação de 9 a 11 metros, que é a previsão de agora, é de retirar seus pertences e móveis. É melhor tirar agora com antecedência do que tirar depois quando começar a chover mesmo — diz Marco Aurélio Vargas das Neves, presidente da entidade.
Continua depois da publicidade
Pelo Instagram, a CDL tem repostado informações de lojas que já anunciaram que fecharam as portas temporariamente e outras que seguem em alerta, mas que por enquanto estão mantendo o atendimento. O apelo é para que quem não foi atingido, se tiver condições, ajude outras pessoas a retirarem seus pertences.
*Colaborou Ana Cristina Machado, repórter da NSC TV
Leia também
Oktoberfest Blumenau veta Jair Renan Bolsonaro no palco de abertura
Varejista investe R$ 34 milhões e abre 130 empregos na 61ª loja em SC
Com bênção de Bolsonaro, prefeito do Vale se filia ao PL
Blumenau vai contratar novo empréstimo milionário para obras
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp