Considerado por amantes dos amigos de quatro patas uma espécie de “instituição brasileira”, o “doguinho caramelo”, como é conhecido um popular tipo de cachorro vira-lata, serviu de inspiração para a criação de uma nova campanha em Blumenau: o Dezembro Caramelo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A iniciativa é fruto de uma lei proposta pelos vereadores Cezar Campesatto (União) e Bruno Cunha (Cidadania), aprovada no início do mês na Câmara e que passou a valer com a publicação em Diário Oficial, nesta segunda-feira (18).
10 motivos pelo qual o vira-lata caramelo é tão amado no Brasil
Segundo o texto, a campanha, que começará a ser realizada em 2024, vai focar em ações educativas e de reflexão sobre o abandono de animais. As ocorrências costumam aumentar justamente em dezembro, quando muitos tutores viajam para passar férias.
Continua depois da publicidade
A promoção da adoção e da posse responsável, a importância da vacinação preventiva contra doenças transmissíveis e a divulgação de canais para denúncias de casos de abandono, maus tratos e crueldade contra animais também serão alvos da campanha.
O abandono de animais é crime, previsto em lei federal. A pena inclui detenção de três meses a um ano, além de multa. Em 2020, uma atualização da legislação passou a prever prisão de dois a cinco anos, além da proibição da guarda, para casos que envolverem cães e gatos, com pena ampliada se ocorrer morte.
Aliás
A campanha Dezembro Caramelo não é exclusividade de Blumenau. No ano passado, a Câmara de Vereadores de Florianópolis já havia aprovado projeto semelhante.
Leia também
Paralisação dos ônibus em Blumenau é fruto de pauta “explosiva” e prévia de briga inevitável
Continua depois da publicidade
Starbucks consegue respiro para evitar despejo em shoppings de Blumenau
Quanto Blumenau vai pagar por show da dupla Thaeme e Thiago no Réveillon
Acib critica aumento do salário dos vereadores em Blumenau: “Muito além da inflação”
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado pelo WhatsApp