Alguns acontecimentos recentes fizeram com que eu sentisse uma sensação de abafamento, de sufoco mesmo, uma pressão quase insuportável de que algo grande estava chegando. E não estou falando do calor e das tempestades típicas do verão de Floripa, mas da hype em volta de certos lançamentos relacionados a games.
Continua depois da publicidade
Agora finalmente chegamos na semana em que vai sair Hogwarts Legacy, o RPG de ação baseado no universo de Harry Potter. Esperamos quanto tempo? Dois anos? Foram inúmeros adiamentos. E parece que quanto mais perto fica de sair o título, mais insuportável a espera.
Como tenho ouvido gente falar desse jogo. Estou um pouco receosa com ele. Afinal, cada pessoa tem uma experiência com Harry Potter. Ou seja, cada um tem na mente e no coração como seria um game ideal baseado nesse universo.
Consequentemente, tem uma parte ruim relacionada às expectativas dos jogadores. Pode sair um jogo bem legal, mas que não atenda ao que que as pessoas imaginaram que seria um título ideal. E a hype é real.
Os jogadores estão aguardando muito este game, estão falando muito dele e está sufocante. O jogo vai sair na sexta-feira. Tenho lido boas reações de publicações especializadas, mas e se ele não corresponder às expectativas dos jogadores?
Continua depois da publicidade
O título é desenvolvido pela Avalanche Software, que nem é uma das grandes empresas tradicionais de RPG, tipo Bethesda ou Bioware. Ou seja, é expectativa forte nas costas de um estúdio que nem tem credenciais tão fortes no gênero.
“Nossa, Joana, quanto pessimismo!”, talvez alguém diga. Não é exatamente isso, só não queria me decepcionar. Eu também gosto muito de Harry Potter. Mesmo com todo o horror que ocorreu recentemente por conta das falas da autora J.K.Rowling, ainda tenho um carinho pela série. E quero que o jogo seja ótimo! Só não acho muito justo colocar uma expectativa como se o estúdio fosse uma Bethesda da vida, experiente com RPGs. Bora com calma para a gente não cair do cavalo.
É tanta gente falando do jogo que o meu desejo é mais que Hogwarts Legacy saia logo, para que parem com esse assunto. Às vezes você não tem essa sensação quando a hype é muito grande?
Senti demais isso com a série do The Last of Us. Nossa, não aguento mais. Nos dias antes do primeiro capítulo sair, o marketing foi tão agressivo… e gente que ama o jogo não parava de falar nesse troço.
Continua depois da publicidade
O meu problema com The Last of Us é que… eu não aguento mais The Last of Us. Já estamos ouvindo falar nesse jogo há quase 10 anos, desde que saiu o primeiro lá no PS3. Eu joguei a versão remasterizada para PS4 e, como já falei várias vezes aqui na coluna, achei uma obra-prima.
Só que quem tem os direitos desse game não ficou satisfeito com o jogo redondinho que lançou. Quis lançar um segundo. Parte II esta que eu joguei e não gostei. E não aguentava mais. Que jogo longo! E extremamente repetitivo. É chegar a uma nova área, derrotar os inimigos, abrir todas as gavetas para achar itens. Repetir isso por 30 horas.
Não satisfeitos, lançaram um remake cuja existência é extremamente questionável, provavelmente para coincidir com o início da série. E agora que a historinha do The Last of Us está na TV, tem aquele monte de gente que não jogou os jogos para vir falar sobre a Ellie e o Joel.
De novo: Não. Aguento. Mais.
Que lindo seria se tivessem ficado só no primeiro game, quando a história era redondinha e deixava muito espaço para interpretação de quem estava jogando.
Continua depois da publicidade
Tenho certeza de que a série é muito boa. Confio no gosto de quem veio me dizer que é muito legal. Eu espero que entendam que meu interesse na franquia está em baixa, por saturação mesmo. Eu acompanho os spoilers, para depois decidir se valeria a pena eu investir meu tempo assistindo.
Por enquanto, apenas sinto que a hype e pressão para que gostemos de Hogwarts Legacy e da série do The Last of Us estão no nível sufocante.