nsc
nsc

Tempo 

Como será o começo do inverno 2020 em Santa Catarina

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
14/06/2020 - 07h00 - Atualizada em: 15/06/2020 - 07h15
Geada no inverno de Santa Catarina (Foto: Divulgação)
Geada no inverno de Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Começo falando da temperatura porque de maneira astronômica, no calendário, vai começar oficialmente o inverno nesta segunda quinzena. O início da nova estação vem no próximo sábado, dia 20. às 18h44min.

> Vídeo: "Onda" formada por nevoeiro cobre os arranha-céus de Balneário Camboriú

Bom, o que mais deverá influenciar o comportamento das temperaturas é a Oscilação Antártica. Para quem não sabe, essa oscilação é medida levando em consideração a pressão do ar entre o Oeste e Leste, mas entre as latitudes 40ºS e 65ºS, ou seja, bem ao Sul do continente.

Quando a oscilação está positiva ou negativa sabemos se temos mais condições de avanço de ar frio do Polo ou não. Basicamente, oscilação negativa ajuda a ter ar frio forte, oscilação positiva inibe. Qual o motivo? Quando a Oscilação Antártica está positiva um vento em altitude, que chamamos de corrente de jato, atua mais ao Sul fazendo uma barreira que dificulta o avanço de ar frio vindo do polo sul.

Influência da Oscilação Antártica

Passamos pela fase positiva neste mês de junho que deverá seguir pelo menos durante boa parte da segunda quinzena. Por isso, podemos esperar algumas tardes quentes pela frente.

Nos dias mais chuvosos as temperatura não deverão subir muito, mas naqueles dias mais de sol a previsão é de tardes quentes. Isso não quer dizer que em determinados dias da segunda quinzena não possamos ter frio, mas não deve ser muito frequente.

Chuva na segunda quinzena em Santa Catarina

A primeira quinzena trouxe para o Estado a chuva de volta. Tivemos até algumas áreas chovendo bem forte, sobretudo Oeste e Planalto Norte. Dentro da primeira quinzena já tivemos regiões com chuva até dentro do padrão de junho. O reflexo foi no nível dos rios. Depois de períodos onde mais de 20 pontos monitorados pela Hidrologia da Epagri estavam com nível crítico de água nos rios, no último dia 10 eram apenas 2 pontos.

> Tornados em SC: relembre seis vezes em que o fenômeno ocorreu no Estado

Porém, é importante continuar economizando água porque a tendência que é essa segunda quinzena do mês tenha uma boa redução dos volumes de chuva com uma sequência maior de dias de tempo seco com sol ou pelo menos só com chuva mais fraca.

Economize água!

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas