nsc
nsc

ESTRAGOS EM SC

Imagens mostram que houve um tornado na última quarta-feira no Extremo Oeste de SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
12/06/2020 - 14h55 - Atualizada em: 13/06/2020 - 08h55

Desde o forte temporal ocorrido entre Belmonte e Descanso a pergunta é uma: O que atingiu a região foi um tornado?

Para quem não lembra, tornado é o funil que temos entre a base do nuvem e o solo. Quando não se tem imagem clara do tornado, usamos informações técnicas de um radar meteorológico e também observação in loco dos estragos na região. Juntando isso, há condições de se determinar o que uma região passou.

:: Relembre seis vezes em que Santa Catarina foi atingida por tornados

IMAGENS DO TORNADO

No entanto, quando se tem a imagem não há o que se discutir. Sendo assim, ao longo da tarde de hoje conseguimos vídeos e fotos que mostram claramente a presença de tornado na região entre Belmonte, Descanso e Flor do Sertão.

O vídeo abaixo - feito por Bryan Vinícius Amancio - mostra toda a supercélula de tempestade que passou na região. No vídeo, bem na frente do sistema percebemos que temos uma parte da nuvem se aproximando do solo. Como neste momento do vídeo ela não toca o solo, temos ali uma nuvem funil. Porém, quando no vídeo o Bryan faz um passeio para mostrar toda a instabilidade, entre os segundos 45 e 50, dá para ver um tornado tocando o solo.

As imagens foram gravadas nesta quarta-feira, 10, por volta das 17h50 na linha Fuzil, entre Flor do Sertão e Descanso.

Neste print do vídeo da para ver um pouco melhor o tornado

Tornado
Tornado
(Foto: )

Esta outra foto mostra ainda mais nitidamente o tornado. Ela foi feita em São Miguel do Oeste, mas onde o tornado está é Descanso.

Tornado
Tornado
(Foto: )

Um outro vídeo feito por Andreia Santim mostra o mesmo sistema que provocou o tornado. O vídeo foi feito em Bandeirantes, mas onde o evento ocorre é divisa de Belmonte com Descanso. O vídeo está acelerado para mostrar mais facilmente onde está o tornado. No caso, a parte mais em torno avermelhado, terra caraterística da região que é sugada pelo vento do tornado.

O QUE MAIS PODE TER OCORRIDO NA REGIÃO

Muito importante destacar que dentro de uma supercélula temos nuvens muito carregadas que tanto provocam vendaval quanto tornado e micro explosão. Basicamente a diferença entre tornado e micro explosão é que no tornado temos a nuvem tocando o solo em forma de funil em rotação. Na micro explosão temos uma grande quantidade de ar que "despenca" da base da nuvem para o solo.

Micro explosão
Micro explosão
(Foto: )

O potencial e o tipo de estrago dos dois é muito parecido. Portanto, há fortes indícios que uma micro explosão também ocorreu na região.

Como como ocorreu o tornado em SC:

Tornado em SC
Tornado em SC
(Foto: )

Leia também:

Governador Carlos Moisés viaja ao Oeste de SC para vistoriar áreas atingidas por tempestade

Santa Catarina está na segunda região mais propícia a tornados em todo o mundo, diz pesquisa

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas