nsc
nsc

Frio intenso

Neve, sincelo e geada: os extremos do ar polar que está em SC

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
28/06/2021 - 07h15 - Atualizada em: 30/06/2021 - 17h25
Sincelo no Morro das Torres, Urupema
Sincelo no Morro das Torres, Urupema (Foto: NSC Total)

A intensa massa de ar frio polar que chegou ao Estado traz baixas temperaturas, mas também fenômenos típicos do nosso inverno. Nesta segunda-feira temos a presença de uma frente fria - responsável pelas nuvens e pela chuva/umidade - e o ar frio polar - responsável pela queda forte da temperatura.

> Saiba como receber notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Neve

Essa combinação de umidade com muito frio, especialmente em altitude, traz chance de neve nesta segunda-feira (28) na Serra e no Meio Oeste. 

Sincelo

Outra condição prevista é o sincelo no Morro das Torres, Urupema. Ele ocorre quando o nevoeiro da região encontra obstáculos, como arbustos, e congela formando uma camada de gelo forte. Condição propícia dessa segunda até quarta.

Geada

A geada também faz parte desse pacote de frio intenso dessa massa polar. No entanto, a geada só ocorre sobre um ar muito seco, inverso da neve. Desta forma, a geada está prevista para o amanhecer dos próximos dias. Só chamo atenção que há previsão de geada ao longo da semana não só na Serra, mas em grande parte do Estado. Na quarta, até mesmo em algumas áreas de baixada do Litoral poderemos ter. 

> Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história

Chuva congelada

Outra condição bem propícia - incluisve já ocorreu em pontos de São Joaquim e Bom Jardim da Serra - é a chuva congelada. Para quem não lembra, chuva congelada ocorre quando temos um superresfriamento da gota de chuva. Ela cai não na forma líquida normal, mas sim em pequenas bolinhas de gelo.

Leia também

Relembre: Neve é registrada em pelo menos 107 cidades de Santa Catarina

Neve em Santa Catarina: saiba em quais cidades é possível ver o fenômeno

Relembre a neve em Santa Catarina com fotos

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas