No início dessa semana tivemos a entrada de uma forte massa de ar frio polar. Ela trouxe chuva congelada, um pouco de neve, sincelo e – principalmente – geada. As temperaturas ficaram abaixo de 0°C em muitas cidades da Serra, Meio Oeste e Planalto Norte. No Litoral, até a geada a apareceu. A menor temperatura foi de -8,2°C em Urupema na terça, dia 20/07. Essa é até agora a menor temperatura de 2021. E sinceramente, é uma forte candidata a realmente ser a mais baixa do ano.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Aos poucos, porém, esse ar polar foi perdendo força e avançando para o mar. Com isso, as temperaturas da tarde foram ficando bem agradáveis, chegando até a trazer calor para as tardes deste fim de semana.
PRÓXIMO AR FRIO
No entanto, já temos previsão de uma nova massa de ar polar para o nosso Estado. E essa próxima será tão forte quanto a última. A menor temperatura do ano até agora (de -8,2°C) poderá ver seu “reinado” chegar ao fim.
O que separa duas massas de ar frio com temperaturas diferentes é uma frente fria, ou seja, nuvens de chuva. Significa que para sairmos do calor das tardes do fim de semana para chegar ao novo ar frio, precisamos ter uma chuva no meio.
Continua depois da publicidade
Essa chuva está prevista entre terça e quarta da semana que vem, dias 27 e 28. Atrás desse sistema de chuva, já na quarta-feira, essa nova massa de ar frio polar irá avançar.
As temperaturas seguirão um pouco alta no turno da tarde na segunda-feira, mas já baixam um pouco na terça. Porém, será de quarta-feira em diante que o frio intenso deverá voltar com tudo. Será que o recorde de temperatura negativa será quebrado?
Acompanhe a previsão nos próximos dias.
Leia mais:
Recorde de frio em SC: confira as menores temperaturas registradas na história
Imóveis de Neymar em Santa Catarina somam R$ 60 milhões; saiba quais são
Pode beber depois de tomar a vacina da Covid-19? Veja orientações