nsc
    nsc

    Previsão

    O que esperar do verão 2020 em Santa Catarina

    Compartilhe

    Puchalski
    Por Puchalski
    28/11/2019 - 11h23 - Atualizada em: 28/11/2019 - 12h36
    Regiões de águas quentes e frias pelos oceanos em Outubro. Elas são preditores do clima
    Regiões de águas quentes e frias pelos oceanos em Outubro. Elas são preditores do clima

    Na última terça-feira (26), aqui nas dependências da NSC TV, tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense. Para quem não está lembrando o que é este fórum, lembro que é uma reunião mensal onde meteorologistas com atuação em Santa Catarina fazem a previsão de consenso.

    Esta previsão é climática, ou seja, o que deveremos esperar do clima nos próximos três meses. No caso, Dezembro de 2019 a Fevereiro de 2020. O verão!

    Neutralidade

    Primeiro o consenso é de que não teremos influência de nenhum fenômeno climático de grande escala atuando. Nada de El Niño ou La Niña, por exemplo.

    Chuva

    A previsão é de que o verão tenha os volumes normais da época do ano. No máximo algo ligeiramente acima. Lembro que o verão é o período de maior volume de chuva do ano. Isso no Litoral, Vale do Itajaí e Norte.

    Destaco que boa parte da chuva está associada ao calor da tarde, ou seja, aquela chuva em forma de pancadas passageiras de final de tarde/início de noite.

    Em dezembro e janeiro, diminui a condição favorável aos ciclones extratropicais no litoral Sul do Brasil.

    Temperatura

    Para quem gosta de verão, este ano ele deverá ter temperaturas dentro do padrão da época, até mais elevadas um pouco. As massas de ar quente atuam com frequência, principalmente em janeiro em anos de neutralidade.

    A Serra também tem os seus dias quentes. Porém, vale lembrar que todo ano há episódios isolados de frio na madrugada e amanhecer, sem descartar geada fraca e isolada nas áreas de baixadas.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas