nsc
nsc

Temporada

Verão 2022 em SC será mais quente que o normal, aponta previsão

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
30/11/2021 - 07h25 - Atualizada em: 16/12/2021 - 17h33
Verão quente, mas com chuva típica da estação
Verão será quente, mas com chuva típica da estação (Foto: NSC Total)

Durante os últimos dias de novembro tivemos mais uma reunião do Fórum Climático Catarinense, reunião mensal onde meteorologistas de SC elaboram a previsão climática de consenso. O período de previsão é sempre para os próximos 3 meses, ou seja, de Dezembro de 2021 até Fevereiro de 2022

A influência maior neste período continuará sendo do La Niña que já está influenciando o clima de SC nos últimos meses. Fora isso, outros fenômenos meteorológicos também terão sua influência, mas numa escala temporal menor.

PREVISÃO DE TEMPERATURA

As condições são favoráveis para termos um verão típico, ou seja, entrada de massas de ar quente trazendo uma boa quantidade de dias com temperaturas elevadas ao longo da estação. Como a tendência aponta para que essas massas de ar quente permaneçam por alguns dias, há até previsão de que em determinados períodos tenhamos temperaturas acima do padrão da época do ano.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

PREVISÃO DE CHUVA

Em primeiro lugar é importante destacar que o motivo para que a chuva ocorra no verão muda em relação as estações anteriores. A partir de agora é normal que ela esteja presente associada a nuvens convectivas, ou seja, nuvens que se alimentam do calor e da umidade do ar elevada. Normalmente são aquelas pancadas de chuva de final de tarde e/ou início de noite. Em algumas oportunidades com volumes elevados. Tanto é que, apesar de SC ter chuva todos os meses do ano, nos meses de verão os volumes acumulados são maiores que nos outros períodos do ano. 

> Dias bons de praia em dezembro não faltarão em SC, prevê meteorologista

Desta forma, a previsão deste verão de 21/22 é de chuva dentro do padrão da época do ano. Porém, é importante destacar que no Oeste a irregularidade dessa chuva deverá ocorrer, especialmente em Dezembro. Melhor distribuição dessa chuva no Litoral e áreas próximas.

Leia também:

Mais de 60 cidades de SC não tem casos ativos de Covid-19; veja lista

Polícias de SC recebem mais de 100 novas armas; veja fotos

Carnaval em SC não está autorizado neste momento, diz secretário de Saúde

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas