Resumo das informações do Fórum Climático Catarinense
Resumo das informações do Fórum Climático Catarinense (Foto: Fórum Climático Catarinense)

Na última semana, de maneira virtual, o Fórum Climático Catarinense voltou a reunir os meteorologistas de SC para a elaboração da previsão climática para os próximos três meses. Antes de trazer essa informação, quero dividir com vocês um mapa bem interessante que faz um resumo da quantidade de chuva que ocorreu nesse primeiro trimestre de 2021. O dado é a anomalia de chuva, ou seja, o quanto ela foi acima ou abaixo do normal dos três primeiros meses do ano.

Continua depois da publicidade

Quanto a chuva ficou acima ou abaixo do normal
Anomalia de chuva (mm) no primeiro trimestre de 2021 (Foto: Ciram)

No mapa fica muito visível uma situação que passei esse tempo inteiro escrevendo na coluna sobre a previsão do tempo: irregularidade na distribuição da chuva. Vejam como choveu muito acima do normal na faixa entre as cidades de Florianópolis e Joinville (azul para o roxo). Foram de 200 a 400 mm a mais que o padrão. E olha que o padrão nesta região no verão é alto. Ou seja, foi muita chuva.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Porém, vejam que em grande parte do Estado a chuva foi abaixo do normal. Em branco são as áreas onde o choveu o padrão. Os tons de amarelo, menos chuva: que foram algumas cidades do Sul e boa parte da faixa do Planalto ao Extremo Oeste. Essa condição já vem trazendo novamente preocupação em relação a estiagem no Oeste.

Continua depois da publicidade

O QUE ESPERAR PARA O OUTONO?

No vídeo abaixo eu explico para vocês o que podemos esperar para o período entre abril e junho. Atenção para o bom uso da água:

> Previsão do tempo indica ciclone, chuva e temperatura de outono em SC

Destaques do NSC Total