nsc
nsc

Temperatura

Santa Catarina começa ter elevação de temperatura

Compartilhe

Puchalski
Por Puchalski
30/09/2020 - 05h53 - Atualizada em: 30/09/2020 - 08h40
Temperatura da tarde de hoje
Temperatura da tarde de hoje (Foto: NSC TOTAL)

A temperatura começa a subir nesta quarta-feira (30), mas esse aquecimento mais forte apenas para os catarinenses do Oeste. O dia, aliás, já começou abafado nessa região. O mapa em destaque mostra que essa parte do Estado deverá ter algo entre 35 e 37°C. Cada região de SC terá o seu aquecimento. Sul, Serra e Grande Florianópolis não devem ter temperaturas tão altas.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

Esse aquecimento diferenciado vem pelo deslocamento do ar quente avança do Centro Norte do Brasil. A ilustração abaixo mostra que um vento em altitude, que chamamos de Jato de Baixos níveis, está do MS/MT para SC entrando pelo Oeste. 

As setas mostram a direção e as cores a intensidade desse vento.

Vento a 1,5 km ajuda a trazer ar quente do Centro Oeste
Vento a 1,5 km ajuda a trazer ar quente do Centro Oeste
(Foto: )

TEMPO NESTA QUARTA

O sol aparece ao longo do dia, mas muito concentrado entre Oeste e Meio Oeste, onde ele até predomina. 

Nas demais regiões, o sol divide espaço com muitas nuvens. Tem previsão de chuva para o decorrer do dia. No período da manhã mais entre Serra e Sul. Ao longo da tarde em boa parte das regiões. Menor chance de chuva para o Oeste.

Importante destacar que a chuva é mal distribuída, ou seja, algumas áreas terão só aumento de nuvens. Devido ao aquecimento, porém, onde a chuva ocorre há chance de temporais, sobretudo no Sul e na Serra!

FORTE CALOR NESTA QUINTA

O calor não só irá aumentar no Oeste como o calorão estará sobre todas as regiões. Vejam pelo mapa abaixo que a previsão é de algo próximo dos 40°C em algumas cidades, tanto no Oeste quanto no Sul.

Temperaturas da tarde de amanhã
Temperaturas da tarde de amanhã
(Foto: )

O dia terá a presença do sol, apesar de alguns momentos de maior nebulosidade. No RS vamos ter chuva. Diante disso, não podemos descartar no fim do dia chuva aqui no nosso Estado, mas em poucas áreas. Chance maior para quem está próximo do RS, onde há chance de temporais. 

FUMAÇA DO PANTANAL

Este mesmo jato de baixos níveis que traz o forte ar quente do centro norte do Brasil também irá trazer, já a partir desta quarta-feira, a fumaça dos incêndios do Pantanal. Isso deverá seguir na quinta e na sexta. Vamos acompanhar!

Leia também:

Alerta de calor extremo: SC pode ter picos de 40°C; veja a previsão

Santa Catarina tem 4,3 mil vagas de trabalho anunciadas no Sine

Mulher será indenizada após ganhar fama de "louca dos gatos" em SC

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Leandro Puchalski

Colunista

Puchalski

Leandro Puchalski é o meteorologista da NSC Comunicação. Explica como os fenômenos climáticos impactam na vida dos catarinenses.

siga Puchalski

Mais colunistas

    Mais colunistas