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Banco é fechado em SC depois de 2,6 mil reclamações ao Procon

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Por Raphael Faraco
11/11/2021 - 09h33 - Atualizada em: 12/11/2021 - 07h15
Se descumprir a medida, está sujeito a multa de até R$ 100 mil
Se descumprir a medida, está sujeito a multa de até R$ 100 mil (Foto: Marcello Casal, Agência Brasil, Divulgação)

O Banco Pan teve suas atividades suspensas pelo Procon SC porque, segundo o órgão de defesa do consumidor, vinha concedendo crédito consignado aos clientes sem solicitação alguma. Foram mais de 2,6 mil reclamações nos últimos meses. O banco informou que está apurando a situação junto aos órgãos responsáveis (veja resposta na íntegra abaixo).

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Pelas informações do Procon, são cobranças indevidas. Em muitos casos, com valores debitados nas contas dos clientes, pelos “empréstimos”, com descontos mensais, incluindo juros e encargos financeiros. 

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O diretor do Procon SC, Tiago Silva, diz que de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, “é proibido ao fornecedor de produtos ou serviços enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço. Sendo considerada a prática abusiva”.

Neste caso, Tiago Silva decidiu emitir uma Medida Cautelar suspendendo as atividades do Banco Pan até que ele resolva todas as reclamações que chegaram ao órgão no Estado de Santa Catarina, impedindo a instituição de formalizar empréstimos que venham a exigir descontos depois.

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— Sempre que condutas praticadas com má fé ou que não estejam em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor, é legítima a atuação do Procon para aplicar as sanções administrativas previstas em lei — ressalta o diretor.

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Caso o banco descumpra a medida, poderá sofrer multa diária de até R$ 100 mil, além de responder pelo crime de desobediência, como prevê o Código Penal.

A informação sobre a suspensão das atividades do banco no Estado foi dada em primeira mão pelo Bom Dia SC. 

Veja na íntegra a resposta do banco:

"O Banco PAN ainda não teve acesso ao teor da medida cautelar informada na reportagem, mas desde que tomou conhecimento do fato pela imprensa, está apurando junto aos órgãos responsáveis. O PAN destaca sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento."

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Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

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