nsc
nsc

Baixa procura

Municípios de SC têm 1,7 milhão de doses para ampliar vacinação contra gripe

Compartilhe

Raphael
Por Raphael Faraco
06/06/2022 - 06h06 - Atualizada em: 06/06/2022 - 12h54
SC está abaixo da meta de vacinação contra gripe e sarampo
SC está abaixo da meta de vacinação contra gripe e sarampo (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom)

O Estado prorrogou a campanha de vacinação contra a influenza e o sarampo até o dia 24 de junho. No caso da gripe, com a recomendação aos municípios é para que vacinem todas as idades, a partir dos 6 meses de vida. Os grupos prioritários, já contemplados, seguem na preferência. Agora, porém, moradores de todas as idades podem procurar pelos postos de saúde.

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Desde o começo da campanha, em abril, foram distribuídas quase 2,8 milhão de doses contra a gripe aos municípios. Pouco mais de 1 milhão foram aplicadas. Ou seja, há mais de 1,7 milhão de imunizantes em estoque para que as prefeituras intensifiquem a cobertura que, aliás, segue baixa.

Segundo dados do Ministério da Saúde, só 46,7% dos moradores de SC foram vacinados contra a gripe em 2022. A meta é chegar, pelo menos, a 90%. Quando falamos das crianças por exemplo, só há poucos dias conseguimos ultrapassar os 30%.

Percentual (%) de vacinados por grupos:

- gestantes: 24,3

- puérperas: 26,5

- professores: 29,4

- crianças: 32,1

- idosos: 53,7

- indígenas: 56,9

- trabalhadores da saúde: 62,9

Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde SC, alerta:

- O baixo alcance da vacinação contra a gripe nesse ano coloca em risco boa parte da população. Há uma falsa sensação de que a gripe é uma doença de baixo potencial de gravidade e que as vacinas não bloqueiam a transmissão. Mas se esquecem que as campanhas de vacinação contra a gripe que ocorrem anualmente são responsáveis por proteger boa parte da população das formas graves que podem causar hospitalizações e mortes.

Orientações aprovadas pela CIB:

DELIBERAÇÃO 70/CIB/2022

A Comissão Intergestores Bipartite, no uso de suas atribuições, em sua 263ª reunião ordinária da CIB de 26 de maio de 2022, Considerando o informe sobre a Campanha de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo realizada durante a 263a reunião ordinária da CIB de 26 de maio de 2022;

Considerando o Ofício Circular n° 060/2022/DIVE/SC de 26 de maio de 2022 acerca da continuidade da vacinação contra a Influenza e o Sarampo no Estado de Santa Catarina;

Considerando o ofício circular n° 100/2022/SVS/MS de 02 de junho de 2022 que informa sobre a prorrogação do período da 24a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e da 8a Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo - 2022.

*APROVA*

1. A prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Influenza e contra o Sarampo em Santa Catarina, e a ampliação dos grupos prioritários para a vacinação.

2. Ambas as campanhas ficam prorrogadas até o dia 24 de junho de 2022, no estado de Santa Catarina.

3. Para a Campanha de Vacinação contra a Influenza, ficam os municípios autorizados a oferecerem as doses de vacinas disponíveis nos postos de vacinação para toda a população a partir dos 6 meses de idade, até o final dos estoques municipais.

4. Os grupos prioritários para vacinação contra a influenza deverão continuar tendo prioridade para a vacinação, devendo os municípios adotar medidas visando melhorar o desempenho da vacinação nestes grupos (comunicação, busca ativa, vacinação extramuro, entre outras).

5. Para a Campanha de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo, ficam os municípios autorizados a vacinar crianças de 6 meses a menores de 12 anos de idade, além dos trabalhadores de saúde independente do vínculo com estabelecimento de saúde.

6. Orientações complementares serão emitidas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC).

** O documento com estas orientações foi assinado pelo Secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, e pelo presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde em SC (Cosems), Daisson Trevisol.

Leia mais:

Vacina contra gripe é ampliada para público em geral em Santa Catarina

SC estende vacinação contra gripe e sarampo após atingir só metade da meta

Comerciante que fez gambiarra de energia elétrica terá que pagar R$ 53 mil em SC

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Raphael Faraco

Colunista

Raphael Faraco

Jornalista com mais de 20 anos de carreira, editor e apresentador da NSC TV. Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em SC.

siga Raphael Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas