Santa Catarina registrou crescimento na produção e no consumo de cimento em 2024, de acordo com dados preliminares do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC). O resultado reflete o bom desempenho da construção civil no Estado, impulsionado por obras públicas, mercado imobiliário e expansão da infraestrutura.
Continua depois da publicidade
De janeiro a dezembro de 2024, a produção de cimento no Estado alcançou 2 milhões de toneladas, frente às cerca de 1,8 milhão de toneladas registradas no ano anterior. Já o consumo saltou de 4,2 milhões para 4,5 milhões de toneladas no mesmo período.
Santa Catarina abriga cinco fábricas de cimento – sendo duas integradas e três moagens – pertencentes aos grupos industriais SECIL, Votorantim Cimentos e Pozosul Cimentos. As unidades estão localizadas nas cidades de Pomerode, Itajaí, Imbituba, Vidal Ramos e Capivari de Baixo, com forte impacto na geração de empregos e na economia regional. É dinheiro que fica na cidade com os tributos recolhidos.
As principais tendências e tecnologias da indústria cimenteira serão debatidas no 9º Congresso Brasileiro do Cimento (CBCi) e na ExpoCimento, que ocorrem de 30 de junho a 2 de julho de 2025, no Golden Hall WTC, em São Paulo. O evento, promovido pela ABCP e pelo Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), será o maior já realizado pelo setor e reunirá lideranças, especialistas e fornecedores de todo o país.
Brasil
Em maio, as vendas de cimento voltaram a crescer no Brasil indicando uma recuperação após recuo em abril. Foram comercializadas 5,7 milhões de toneladas, uma alta de 6,5% em comparação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). No acumulado dos cinco primeiros meses do ano o crescimento foi de 4,6 %.
Continua depois da publicidade
Já o volume de vendas de cimento por dia útil registrou 244,1 mil toneladas, um aumento de 3,1 % em comparação ao mês de abril e alta de 4,2 % ante o mesmo mês de 2024. No acumulado do ano (jan-maio), em dias úteis, o desempenho registra uma evolução de 6,0%.
Leia Mais
Rede catarinense de farmácias está entre as 10 melhores do Brasil
Como alunos ricos conseguiram entrar no Universidade Gratuita
Por que gestantes de Florianópolis estão procurando BC como plano B
Gravações de novela em Florianópolis e na Serra de SC já têm data para começar