Após a forte repercussão da coluna deste domingo (21) sobre a decadência da Lagoa da Conceição, recebi muitas mensagens de leitores e entidades. Agradeço, de coração.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

É por meio de um debate construtivo que se faz uma cidade melhor para todos, e percebi isso de forma muito calorosa após esse texto.

Fotos mostram resultado da ação dos marginais na Joaquina; veja:

A Associação dos Moradores da Lagoa da Conceição (AmoLagoa) e Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) encaminharam notas oficiais sobre o assunto.

Continua depois da publicidade

Confira:

A AMOLAGOA tem buscado debater a estagnação comercial com a comunidade, além de se aproximar das entidades comerciais, visando apoiar a vinda de investidores que podem ajudar a transformar o comércio local e o mix gastronômico, para atrair público qualificado e colocar a Lagoa da Conceição de volta na vanguarda Gastronômica e boêmia da Ilha.

Ações em andamento no planejamento 2023 e 2024:

* Resgate da identidade cultural e eventos, como por exemplo: a semana da Freguesia da Lagoa, que acontecerá em Junho deste ano em comemoração aos 274 anos de fundação da primeira Freguesia de Florianópolis.

* Aproximação com o poder público para ampliar a segurança no bairro.

*  Acompanhamento das ações de amparo e encaminhamento aos moradores em situação de rua.

* Ação de conscientização ecológica e tratamento adequado do lixo e cobrança por ampliação da rede de coleta de esgoto.

* Ação de desenvolvimento do esporte para as crianças do bairro.

Vale ressaltar que ainda temos aqui uma das melhores condições naturais da Ilha, e que serão atrativos suficientes para a retomada e  recuperação daquele alto astral que abrilhantou o bairro por décadas e foi notícia em todo o país.

Continua depois da publicidade

ACIF promove desenvolvimento empresarial na Lagoa da Conceição com ações contínuas na região

A ACIF, atenta à situação da Lagoa, tem direcionado esforços para impulsionar não apenas o cenário econômico e empresarial, mas também o cultural na região. Com um grupo de diretores voluntários engajados, a entidade tem desenvolvido uma série de projetos com o objetivo de restabelecer a Lagoa ao protagonismo merecido. A ACIF destaca sua presença ativa por meio de um escritório regional, dedicado a atender de forma mais próxima os empresários locais.

O presidente da ACIF, Célio Bernardi , ressalta que a entidade mantém as portas abertas para receber sugestões dos empresários locais, evidenciando a importância da colaboração para enfrentar os desafios que envolvem o desenvolvimento na região com a significativa participação dos diretores voluntários e investimento em projetos estratégicos. 

No ano passado, a ACIF organizou diversos Encontros de Negócios, reunindo empresários locais para mapear as necessidades e desafios enfrentados pelas empresas da região. Essa abordagem participativa resultou em insights valiosos, contribuindo para a elaboração de projetos específicos, como o Programa de Desenvolvimento Regional (PDR).

O PDR, atualmente em andamento, tem como foco potencializar o ambiente de negócios em diferentes regiões da capital, com ênfase em inovação e desenvolvimento econômico. Para o ano de 2024, a ACIF tem como um dos objetivos fazer a articulação para a Revitalização da Rua Afonso Delambert Neto, seguindo o bem-sucedido exemplo do projeto realizado na Rua Vidal Ramos, no Centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Na Costa da Lagoa, o Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa da ACIF, ao buscar parceria com uma empresa especializada em internet via rádio, facilitou a transição para a fibra óptica, proporcionando internet mais rápida, estável e com custos reduzidos. Essa mudança resultou não apenas em benefícios diretos para os restaurantes locais, mas também em uma economia expressiva de mais de R$ 200 mil em compras coletivas para os empresários da região.

Além disso, a ACIF promove há 10 anos o Festival Viva a Lagoa, um evento de 30 dias, repleto de atrações culturais, gastronômicas, ambientais e esportivas. No ano passado, o festival, realizado em um período considerado de baixo movimento, valorizou a região e a economia local.

A ACIF reitera seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável e a prosperidade da Lagoa da Conceição, buscando sempre inovação, parcerias estratégicas e a participação ativa da comunidade empresarial para alcançar objetivos comuns.

Leia Mais:

Florianópolis tem uma denúncia de corrupção por dia

Onde Santa Catarina pretende criar 60 mil novos empregos

Destaques do NSC Total