A Lagoa do Peri, no Sul da Ilha, é a única praia de Florianópolis com o selo Bandeira Azul. A certificação internacional existe em 50 países e é uma iniciativa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE) que reconhece praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, gestão e educação ambiental.
Continua depois da publicidade
Na capital, além da Lagoa do Peri, só que na categoria marinas, já estão pré-selecionados o Iate Clube de Santa Catarina e a Marina Conceição.
Veja quais são as praias das duas cidades de SC com maioria das pré-candidatas ao selo
Não há nenhuma praia de mar com o selo atualmente ou pré-candidata a conseguir o reconhecimento. Um sinal de descaso e da falta de gestão da orla. São 38 critérios analisados.
Trata-se de uma das premiações mais reconhecidas do mundo no âmbito da sustentabilidade aplicada ao turismo e ao uso responsável dos recursos naturais. A adesão é voluntária e requer comprovação anual do cumprimento dos critérios estabelecidos.
Não podemos pensar que a praia é só para temporada de verão e realizar os habituais mutirões preparatórios. Precisamos de articulação local, metas, indicadores, critérios de acessibilidade, chuveiros, banheiro, qualidade da água, fiscalização efetiva das ligações irregulares, educação ambiental continuada e governança local para lidar com resíduos e muito mais.
Continua depois da publicidade
Isso dá trabalho, talvez por isso que pouco é feito.
Florianópolis perde uma oportunidade de atrair um turista de qualidade. O europeu, por exemplo, utiliza a certificação na escolha de seus destinos turísticos de praia..
Precisamos de gestão de orla o ano todo e o Bandeira Azul seria uma forma de conduzir esse processo.
A Marina e Parque Público da Beira-Mar vão colocar Florianópolis no radar náutico. Será um início, quem sabe, de tirar Floripa de costas para o mar.
Leia Mais
Cidade de SC vai receber investimento milionário de gigante do agro europeu









